Campanha que ressalta legado de Chávez será lançada no Brasil

Na próxima terça-feira (4) inicia-se no Brasil a jornada mundial “Por aqui passou Chávez”, uma iniciativa da Embaixada da República Bolivariana da Venezuela, que conta com o apoio de diversas entidades. Neste dia, o Consulado Geral da Venezuela em São Paulo promove o lançamento da campanha em um evento aberto ao público no Memorial da América Latina.

Por Théa Rodrigues, da redação do Vermelho

Campanha que ressalta legado de Chávez será lançada no Brasil - Divulgação

A data escolhida coincide com as comemorações do levante cívico-militar e o dia da Dignidade Nacional na Venezuela. Em 4 de fevereiro de 1992, o ex-presidente Hugo Chávez – na época tenente-coronel – comandou uma insurreição, que alavancou sua popularidade. A ideia do líder da Revolução Bolivariana era direcionar a substituição do governo impopular e neoliberal de Carlos Andrés Perez e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte para que o povo, por meio de ampla participação popular, determinasse novos rumos do país.

O Vermelho conversou com o cônsul da Venezuela em São Paulo, Robert Torrealba, que explicou a importância da campanha: “trata-se de uma jornada mundial de solidariedade com o governo bolivariano e com o legado do presidente Hugo Chávez. A ideia é convocar as entidades que tradicionalmente tem sido solidárias com o processo político da Venezuela e como todo esse processo de transformação e de luta pela igualdade social na América Latina”.

Segundo ele, o nome escolhido para campanha remete às ideias do comandante, “que hoje impulsionam todo o processo de integração da América Latina”. Torrealba, disse ainda que a jornada se estende até o dia 5 de março, quando se cumpre o primeiro ano da morte do líder bolivariano, e conta com inúmeras atividades previstas para outros Estados do país.

Ricardo Alemão Abreu, secretário de Relações Internacionais do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), explicou ao Vermelho que “a primeira grande jornada feita no país, foi ‘Brasil está com Chávez’, na campanha eleitoral e depois veio ‘Brasil está com Maduro’, para a eleição do atual presidente venezuelano”. Da mesma forma, “para essa terceira campanha é fundamental a participação do PCdoB, dos partidos políticos, de toda a militância e das entidades que apoiam a Revolução Bolivariana para que se mobilizem para garantir que as ideias de Chávez sejam passadas adiante”, afirmou ele.

O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) foi uma das entidades brasileiras organizadoras da camanha "Brasil está com Chávez". Para a presidente da entidade, Socorro Gomes, a campanha "Chávez passou por aqui" é uma" justa homenagem àquele que foi um dos mais importantes personagens da história da América Latina". A líder do movimento pela Paz e a Solidariedade considera que Chávez "jogou um papel de grande destaque na luta anti-imperialista e pela integração da América Latina. Foi um combatente da solidariedade entre os povos e da luta pela paz".

O evento em São Paulo contará ainda com a presença do embaixador da Venezuela, Diego Molero Bellavia, que foi ministro da Defesa do último mandato de Chávez. Haverá ainda uma exposição fotográfica, que reúne imagens das visitas do ex-presidente venezuelano ao Brasil, entre outras imagens emblemáticas.

Inauguração da campanha “Por aqui passou Chávez”
Data: 4 de fevereiro de 2014
Horário: 19h30
Local: Salão dos Atos, Memorial da América Latina, Portão 6
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda