Banco Mundial quer levar exemplo do Bolsa Família a outros países

O programa de transferência de renda que virou referência do governo brasileiro, o Bolsa Família, acaba de virar produto de exportação. Isso porque, a convite do Banco Mundial, que quer firmar uma parceria com o Brasil, a iniciativa implementada no governo Lula e que tirou milhões de brasileiros da pobreza deverá ser transferida para países em desenvolvimento interessados em investir nos mais pobres. 

De acordo com a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social, os parceiros são países que já “usam o exemplo do Brasil como inspiração”. Uma das ações sugeridas é criar uma plataforma tecnológica para transferir informações e resultados do Bolsa Família, definido pela ministra como “o programa mais estudado do mundo”.

Na semana passada, a ministra viajou a Washington para se reunir com altos funcionários do organismo internacional, a fim de explorar a parceria com o Brasil.

Para o deputado Pedro Eugênio (PT-PE), o reconhecimento da eficiência do Bolsa Família apenas atesta o sucesso do programa dentro do Brasil. “O Bolsa Família não é apenas um programa de complementação de renda. Ele também cuida da promoção social das famílias assistidas, cobra a contrapartida da frequência das crianças à escola e abre espaço para a capacitação dos beneficiários”, ressaltou.

Sobre as críticas ainda existentes ao programa, o parlamentar disse que elas partem de setores minoritários e retrógrados da sociedade contrários à mobilidade social no País. “Mas é bom que essas ideias apareçam, para que a maioria da sociedade possa saber quem são aqueles que não querem ver o novo Brasil que surgiu após o governo Lula e que tem continuidade com a presidenta Dilma”, destacou.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara