Prefeitura certifica estudantes do Projovem Urbano em São Luís

 

Geraldo Castro
“Estamos há quase dois anos juntos e é impossível medir a marca que esse tempo deixou em nós. Antes não tínhamos estrutura profissional e não valorizávamos o estudo básico. Mas hoje muitos já estão no mercado de trabalho e essa é uma conquista maravilhosa e emocionante”. Assim Adriana dos Santos resumiu a satisfação de concluir o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano), executado pela Prefeitura de São Luís. Adriana faz parte do grupo de estudantes de seis escolas municipais que concluíram o curso e foram certificados durante solenidade realizada no auditório Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Além de concluir o Ensino Fundamental, os jovens e adultos, todos com idades entre 18 e 29 anos, foram qualificados profissionalmente nas áreas de construção e reparos e de telemática. Os formandos receberam os certificados de conclusão do curso das mãos do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro.

“Este é um programa que está no coração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, porque valoriza os jovens e trata de dar oportunidade de capacitação a eles. Estamos muito satisfeitos hoje porque estes jovens que estão aqui não tiveram o tempo perdido, mas o conquistaram e investiram em um sonho, superaram dificuldades a partir da educação e agora podem erguer a cabeça em busca de novas possibilidades no trabalho e na vida”, disse Geraldo Castro.

A formatura foi marcada por homenagens e também por premiações aos melhores alunos do curso. A estudante Keila Cristina Beca, do núcleo do Projovem da Unidade de Ensino Básico (UEB) Rubem Almeida, interpretou a música “Conquistando o impossível”, da cantora gospel Jamily. Já um grupo da UEB Rosália Freire promoveu um recital de poesias, com homenagens a Gonçalves Dias, Ferreira Gullar e Arthur Azevedo.

Os estudantes com as melhores notas no decorrer do curso foram premiados com kits de trabalho nas áreas em que se formaram. Os cinco melhores receberam tablets. Os professores do curso, por sua vez, premiaram dois formandos com computadores.

“O trabalho com pessoas em situação de vulnerabilidade social nunca é fácil, mas é gratificante. Após essa formação, esses jovens e adultos nunca mais serão os mesmos. Eles tiveram uma formação que alia o conteúdo das disciplinas a atividades técnicas. Já os professores tiveram suporte com formações continuadas no decorrer do curso. Sobretudo, todos foram movidos pelo amor ao próximo, que no decorrer desses anos de atividades nasceu na forma de companheirismo e amizade”, analisou a professora Catarina Brito.

Para a coordenadora geral do Projovem em São Luís, Fernanda Passos, o evento mostra para a sociedade o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior com a sociedade. “Um momento como esse é desejado, é gratificante e mostra o quanto estamos comprometidos. Durante o curso, uma das nossas grandes preocupações foi desenvolver um trabalho contínuo de conscientização, no sentido de manter o interesse dos alunos e garantir que ele se mantivesse motivado a concluir a carga horária e receber o certificado”, disse Fernanda.

Também estavam presentes o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves; o presidente do Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Maranhão (Sinproessema), Júlio Pinheiro, e o assessor especial para assuntos da juventude da Prefeitura de São Luís, Olímpio Araújo.

SAIBA MAIS

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Urbano é uma política pública em âmbito federal executada em parceria com estados e municípios brasileiros. O objetivo é proporcionar a formação integral ao jovem, aliando a formação escolar à qualificação profissional para o mercado de trabalho. Têm prioridade no programa a juventude negra, catadores e jovens de regiões impactadas por grandes obras do governo federal.

No município de São Luís, o Projovem Urbano tem sido executado pela Secretaria Municipal de Educação, em seis diferentes núcleos: as UEBs Alberto Pinheiro, Galileu Clementino, João Lima Sobrinho, Rosália Freire, Rubem Almeida e Tancredo Neves.

Fonte: Prefeitura de São Luís