André Machado é entrevistado pela rádio Fronteira FM de São Borja

O jornalista e dirigente do PCdoB, André Machado, participou na tarde desta terça-feira (4), do Programa Papo Aberto, na rádio Fronteira FM, de São Borja, com o apresentador Tunico Paz. André falou sobre a escolha recente que fez de entrar para a política e lembrou um pouco da história de São Borja e das grandes figuras da cidade que marcaram a vida política brasileira como Jango e Getúlio Vargas.

André Machado entrevistado pela rádio Fronteira FM de São Borja - Divulgação

“Decidi entrar para a política porque há um sentimento de mudança, de renovação. As pessoas querem confiar na política e nos seus agentes novamente. Acredito que tenho meu papel nessa aproximação dos cidadãos junto à boa política”, disse à rádio. “Acredito que todos temos um papel na política. Participação é fundamental nos rumos que as cidades, estados e país tomam”, justificou.

Durante aproximadamente uma hora, André Machado falou sobre diversos temas, como as reformas da mídia e a política. Sobre a reforma política, o jornalista afirmou que é uma das mais importantes do país. “O Brasil precisa enfrentar esse tema. Ao longo dos anos temos visto, em nome de grandes coligações, o comprometimento da ideologia e de projetos de governo. É preciso termos coerência nas escolhas e rumos”, defendeu. Ainda sobre o tema, ele afirmou que defende a fidelidade partidária e o fortalecimento dos partidos, e combate os chamados partidos de aluguel, “que comprovam a falência do sistema que vivemos e reforça a urgência de uma reforma democrática a ampla”.

Já sobre a reforma da mídia, André entende que é preciso descentralizar a destinação de verbas publicitárias do Poder Executivo e das Estatais. “É fundamental os governos investirem em rádios e jornais do interior. Isso fomenta o debate regional, valoriza os profissionais locais e ajuda no desenvolvimento econômico”, explicou. De acordo com o jornalista, é preciso que a reforma estabeleça critérios de distribuição da verba publicitária para veículos como rádios comunitárias, portais regionais, entre outros. ‘’São Borja tem jornalistas formados todo o ano. Por que esses novos profissionais precisam sair da sua cidade para buscarem oportunidades? Se houver uma imprensa forte aqui e na região, eles podem atuar na cidade em que se formaram. Recurso público deve ser usado para fomentar políticas públicas”, defendeu.

Ao final da entrevista, o jornalista falou sobre o rumo do jornalismo e a internet. “O mundo virtual ganhou um grande espaço e esse processo é irreversível. Comparo os jornais impressos com os vinis: em alguns anos apenas colecionadores e apaixonados buscarão por informação nos veículos impressos. A tendência é o uso cada vez maior das plataformas digitais, o que acaba facilitando muito o acesso à informação”.

Para o Vermelho,
Vinícius Moresco