Costa Rica reconta votos para confirmar 2º turno da eleição

O Tribunal Supremo Eleitoral da Costa Rica ordenou nesta segunda-feira (3) a recontagem manual dos votos da eleição presidencial após a primeira rodada de votação resultar em uma disputa acirrada entre os candidatos.

O presidente do TSE da Costa Rica, Luis Antonio Sobrado, disse que os resultados já foram registrados em 6 mil dos 6.515 postos para votação no país. Os últimos números mostram Johnny Araya, do Partido Liberação Nacional, com 29,6% dos votos, logo atrás de Luis Guillermo Solís, do Partido Ação Cidadã, com 30,9% dos votos.

Leia também:
Eleições na Costa Rica correm em paz e os votos são apurados
Eleições na Costa Rica deste domingo definirão futuro da Celac


Sobrado esclareceu que, sob as leis eleitorais da Costa Rica, essa pequena diferença exige uma recontagem manual. Após a recontagem, o segundo turno provavelmente ocorrerá em 6 de abril, informou.

Segundo o resultado divulgado inicialmente, o candidato presidencial de centro Luis Guillermo Solís disputará em abril o segundo turno pela presidência da Costa Rica contra o governista de direita Johnny Araya.

Considerado o governo mais impopular dos últimos 20 anos, a gestão de Chinchilla deixa o país com um déficit fiscal de 5,4%, uma dívida pública de 50% do PIB e o primeiro lugar na América Latina em crescimento da desigualdade em 2013.

Fonte: Opera Mundi