Othelino critica inércia do governo sobre Sistema Penitenciário

 

Othelino Neto
O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) criticou, na sessão desta terça-feira (04), o governo do Estado por estar tentando fazer de conta que o problema do caos no Sistema Penitenciário não existe, ao invés de resolver os problemas. Segundo o parlamentar, a realidade é que o maranhense, em particular o ludovicense, está com medo de sair de casa por conta da inércia do Poder Executivo em relação à questão.

Othelino levou números para a tribuna da Assembleia Legislativa que mostram o crescimento de casos de homicídios na ilha de São Luís no período em que a governadora Roseana Sarney está no cargo. O deputado exemplificou que quando ela voltou ao governo pelas mãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2009, foram 557 homicídios, no ano todo; e em 2013, foram 996. “Isso comprova que o índice de criminalidade cresceu, assustadoramente, neste governo que não fez quase nada para resolver o problema”, frisou o deputado.

“Então, a governadora Roseana não tem culpa pelos problemas na Segurança Pública? Quem é que tem então? Eu quero recomendar, finalmente, àqueles que ainda se prestam a defender este governo que olhem para esses dados, que olhem para o Maranhão”, assinalou o parlamentar do PCdoB.

Segundo Othelino Neto, o caos tomou tamanha proporção que não adianta mais fazer propaganda e utilizar obras do governo federal como se fossem do governo do Estado, porque a popularidade da governadora Roseana Sarney despencou. O deputado informou que a aprovação do governo do Estado que, em abril do ano passado era de 48%, caiu para 24% agora em janeiro.

Froz Sobrinho desfez tese do governo

Durante o pronunciamento, Othelino criticou justificativa dada pelo secretário de Segurança Pública, Aluízio Mendes, para explicar o crescimento da criminalidade, de que “a polícia prenderia e a Justiça soltaria”. O deputado lembrou que, logo em seguida, o desembargador Froz Sobrinho concedeu uma entrevista ao jornal O Imparcial e desfez a tese do governo, apresentando os números das ordens de prisão, dadas pela Justiça e não cumpridas pela Secretaria de Segurança.

“Eu cobrei, nesta tribuna, várias vezes que a governadora se manifestasse sobre os problemas no Sistema Penitenciário, mas ela nunca disse uma palavra. Foi preciso acontecer aquela tragédia que comoveu o Brasil (ataque aos ônibus com a morte da menina Ana Clara) para que a governadora fosse dar uma explicação ao povo do Maranhão”, disse Othelino da tribuna.

O deputado lembrou que quando a governadora resolveu falar, mais uma vez, envergonhou o Maranhão. Segundo o deputado, “sem ter o que dizer, Roseana afirmou que a violência aumentou porque o Estado está mais rico. Aí o Maranhão virou piada nacional. Não se parava mais de falar nessa riqueza”, recordou.

Para finalizar, Othelino disse que a governadora precisaria, no mínimo, governar o Estado com a responsabilidade de quem comanda os destinos de milhões de maranhenses, mas já não tem mais tempo para isso.

Fonte: Gabinete do Dep. Othelino Neto