Vida de Vladmir Herzog vira filme nos Estados Unidos

Vladimir Herzog, jornalista morto pelo DOI-CODI em 1975, num dos períodos mais duros da ditadura militar no Brasil, já foi tema de diversos livros e documentários aqui no Brasil. Agora, um jovem cineasta brasileiro de 25 anos, que estuda Direção de Cinema numa das mais respeitadas escolas dos Estados Unidos, a AFI – American Film Institute, resolveu fazer seu curta metragem de conclusão de curso, inspirado no último dia na vida de Vladimir Herzog: 25 de outubro de 1975.

Vladimir Herzog - Instituto Vladimir Herzog

Felipe Mucci estudou a história do Vlado e contou com a colaboração de amigos do jornalista e também do filho, Ivo Herzog, que dirige o instituto que leva o nome de seu pai, para escrever o roteiro de seu filme.

A morte de Vlado gerou polêmica durante muitos anos, pois a versão oficial do Exército sempre foi a de suicídio, mas a família e os amigos sabiam que a verdade era outra: Vlado foi torturado até a morte.

Em 1.978, em sentença histórica, o então juiz federal Márcio José de Moraes, do Tribunal Regional Federal de São Paulo, responsabilizou o Governo Federal por sua morte, mas nada aconteceu. Só em 2012, com apoio da Comissão Nacional da Verdade, o atestado de óbito do Vlado foi alterado e a causa mortis oficial foi corrigida: “a morte decorreu de lesões e maus-tratos sofridos em dependência do II Exército – SP (DOI-CODI)”.

Para saber mais sobre o filme do Felipe, que começa a ser rodado em março, em Los Angeles, basta acessar o site www.vladothefilm.com. Há uma versão do texto em português no próprio site.

E para contribuir com a produção, a AFI tem um financiamento colaborativo aberto em nome dos projetos de seus alunos, com vários tipos de doação: amigo, patrocinador, patrono, benfeitor e produtor executivo. Vale qualquer quantia. No caso do Vlado, as contribuições só podem ser feitas através de cartão de crédito. É só clicar em “DONATE”, especificar o valor da contribuição e informar que se trata do filme 1417 – Vlado.

Confira a entrevista com Felipe Mucci: 


Fonte: Catraca Livre