Governo e Talibã suspendem negociações no Paquistão

A primeira reunião no marco das conversações de paz entre o governo do Paquistão e o grupo armado Tehrik-e Talibã Paquistão (TPP), prevista para a tarde desta terça-feira (4), foi suspensa devido às discrepâncias sobre a composição do comitê que representa os insurgentes. A necessidade das negociações tem sido enfatizada pelos dois lados, entretanto.

Tehrik-e Talibã Paquistão - Pakistan Today

Segundo a mídia nacional, o coordenador do comitê governamental e assessor do Executivo, Irfan Sidiqui informou ao responsável da comissão composta pelo Talibã, Maulana Samiul Haq, sobre a anulação do encontro, e pediu esclarecimentos acerca dos integrantes do comitê negociador.

“O primeiro-ministro é o referencial do nosso grupo, mas quem é o deles?”, indagou Sidiqui, após assinalar que o comitê do Talibã não só deve ser composto apenas pelos três integrantes designados, como também por ao menos um integrante do TTP.

O grupo Talibã elegeu como negociadores os líderes do partido Paquistão Tehrik-e-Insaf (PTI), Imran Khan; o clérigo Samiul Haq, do partido Jamiat Ulema-e-Islam (JUI); o antigo clérigo chefe da mesquita Abdul Aziz; o professor Mohamed Ibrahim, membro do Jamaat-e-Islam (JI); e o mufti (autoridade religiosa capaz de interpretar a lei islâmica) Kifayat Ullah, antigo parlamentar do JUI, na linha encabeçada por Fazlur Rehman (acadêmico e filósofo islâmico).

Entretanto, restaram apenas três integrantes depois de o PTI de Imran Khan descartar, na segunda-feira (3), a sua participação nas negociações, e do líder do JIU-F escusar a sua participação.

O porta-voz do TTP, Shahidullah Shahid, afirmou que o governo do Paquistão deve negociar com os três membros restantes e que não serão adicionados novos integrantes; a mesma postura foi adotada por Samiul Haq, que lamentou a decisão do comitê governamental de anular o encontro previsto para acontecer na capital, Islamabad.

Estabelecer o diálogo para combater a violência

Em janeiro, o TTP havia afirmado a disposição para um “diálogo significativo”, embora tenha pedido ao governo de Sharif que garanta um ambiente apropriado para a abertura do processo de negociações.

A delegação do governo, designada pelo primeiro-ministro Nawaz Sharif, é composta pelo jornalista Rahimullah Yousufzai, pelo assessor do premiê, Irfan Sidiqui, pelo ex-diplomata Rustam Shah Mohmand e um ex-oficial dos serviços de inteligência paquistaneses, como negociadores.

O TTP tem se envolvido em confrontos com as tropas oficiais no norte do país, e opera em zonas fronteiriças com o Afeganistão.  Ainda assim, o Executivo paquistanês havia iniciado uma campanha para as negociações no noroeste do país, através do diálogo com o TTP e outros grupos insurgentes, que lutam contra o governo desde 2007.

Milhares de paquistaneses já morreram nos confrontos e nos ataques dos grupos armados desde 2001, quando Islamabad aliou-se aos Estados Unidos na sua chamada “guerra contra o terrorismo”, que tem espalhado a violência e a instabilidade pela região.

Da redação do Vermelho,
Com informações da HispanTV