É cedo para uma resolução sobre a Síria na ONU, diz Rússia

A Rússia se opõe a uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas para a Síria, dizendo que “é muito cedo”.

O embaixador russo na Organização das Nações Unidas (ONU), Vitaly Churkin, disse nesta quarta-feira (5) que “não é um bom momento para uma resolução” sobre a Síria no Conselho de Segurança.

Vários países ocidentais e alguns árabes defendem uma resolução no Conselho, que supostamente buscaria acesso humanitário no país árabe para as pessoas que necessitem com urgência de alimentos e medicamentos.

“Minha preocupação é que se existir uma resolução, isto representará uma tentativa de politizar” a situação nesse país árabe, que vive em crise há quase três anos, disse Churkin, ao solicitar uma “aproximação pragmática” com o governo sírio.

De qualquer maneira, o embaixador da Rússia na ONU não fez referência sobre se usaria ou não seu poder de veto como membro permanente do Conselho de Segurança para bloquear esta resolução, tal como já fez em três ocasiões anteriores.

Para discutir este texto, que pode ser submetido à votação esta semana, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido, assim como outros membros do Conselho, se reuniram sem a presença da Rússia.

De acordo com fontes diplomáticas, a resolução foi proposta pelos países que apoiam os grupos terroristas e a denominada oposição; e a tramitação começou desde que foram interrompidas as negociações entre Damasco e as na sexta-feira passada sem resultados concretos.

Enquanto o governo do presidente Bashar al-Assad está fazendo tudo o que é possível para levar a paz e a segurança a sua população civil, alguns países apoiam os grupos terroristas que operam na Síria mediante o fornecimento de armamentos e outros equipamentos logísticos, com os quais cometem horríveis crimes de lesa-humanidade.

Hispan TV