Ministro defende a unicidade em reunião com sindicalistas rurais

Uma comissão de sindicalistas rurais do estado de Minas Gerais, representando a CTB e a Federação de Trabalhadores na Agricultura (Fetaemg), foi recebida nesta terça-feira (4), em Brasília, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que durante a conversa sobre a organização sindical no campo reafirmou-se como um defensor da unicidade.

Ministro do trabalho

A comissão foi liderada por Vilson Luiz da Silva, secretário de Finanças da CTB e presidente da Fetaemg. Segundo o dirigente, a reunião com o ministro se deu de maneira altamente positiva. “Pudemos expor nosso ponto de vista a respeito das discussões que vêm sendo realizadas sobre a organização sindical no campo. O ministro Manoel Dias foi bastante receptivo e nos garantiu que o diálogo com a base será mantido”.

Unicidade em risco

Atualmente, o Conselho de Relações do Trabalho tem discutido mudanças na questão da organização sindical dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do país. Existe um Grupo de Trabalho, com representantes das centrais sindicais e de entidades como a Confederação Nacional de Trabalhadores na Agricultura (Contag), que está debatendo temas como a criação de diversos sindicatos sem representatividade pelo Brasil afora.

Mais do que isso, esse Grupo de Trabalho também tem discutido sobre a possível instituição do pluralismo sindical no campo, com a divisão de representatividade entre trabalhadores assalariados e pequenos agricultores.

“Temos feito questionamentos a respeito dessa proposta de divisão no campo, pois enquanto sindicalistas classistas nós defendemos enfaticamente a unicidade. Entendemos que a divisão nos enfraquece”, ponderou Vilson Luiz, após a reunião com Manoel Dias. “Chegamos a ver casos de certos grupos aproveitarem determinadas brechas jurídicas para montar sindicatos sem qualquer representatividade ou estrutura. Já temos exemplos de sindicatos de trabalhadores rurais sem nenhum trabalhador rural na base”, complementa o dirigente.

Maturidade

Diante do atual cenário, o ministro do Trabalho afirmou durante a reunião que o diálogo entre o Grupo de Trabalho que trata desse tema não será encerrado agora – inicialmente, o prazo se encerraria neste mês. Segundo Vilson Luiz, Manoel Dias afirmou que a proposta que for definida pelo GT precisará ser amadurecida, por meio de um denominador comum.

Além de Vilson Luiz, a comissão recebida contou com cerca de dez dirigentes do estado de Minas Gerais, entre eles José Divino (diretor do Polo Regional do Triângulo Mineiro) e Emerson Gomes da Silva (dirigente rural e secretário de Igualdade Racial da CTB-MG).

Fonte: Portal CTB