SSA: Fase de teste do metrô será iniciada em junho deste ano

As obras do Sistema Metroviário Salvador/Lauro de Freitas, que contemplam a retomada e conclusão da Linha 1 (Lapa/Pirajá com extensão a Cajazeiras) e a implantação da Linha 2 (Salvador/Lauro de Freitas), seguem em ritmo acelerado, de acordo com o cronograma do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) entre o consórcio CCR Metrô Bahia, o Estado e a União. A informação é da Secretaria Estadual de Comunicação (Secom).

No primeiro trecho a entrar em operação, onde se encontram as estações Lapa e Acesso Norte, a fase de testes será realizada em junho deste ano, e os operários trabalham na manutenção de trens, trilhos e estruturas concluídas. Também na Linha 1 foram iniciadas as obras do tramo Acesso Norte/Pirajá, previsto para funcionar em janeiro de 2015.

Durante o processo de manutenção, os trens que serão utilizados no sistema estão sendo desmontados para a checagem de cada peça, além da avaliação das condições dos trilhos e estações da linha existente para a requalificação e correção de defeitos.

O sistema iniciará, no dia 13 de junho, a operação assistida nos seis quilômetros do trecho Lapa/Acesso Norte, onde a CCR já realiza testes na rede elétrica de alta tensão. Nesse período, os trens funcionarão gratuitamente com número limitado a 250 passageiros e quatro horas por dia. A oferta de trens e horários será ampliada gradativamente até o início da operação comercial, em 15 de setembro.

Empregos

O trecho que liga o Acesso Norte a Pirajá está em fase de obras civis de fundações, remanejamento de interferências e construção de vias permanentes e estações. Na futura estação Retiro, já foram erguidas as estruturas do terminal de ônibus que funcionará de forma integrada à linha do metrô.

A previsão é que, em janeiro de 2015, o sistema opere comercialmente da Lapa a Pirajá. As obras geram emprego atualmente para 800 pessoas e vão criar mais 2.600 postos de trabalho até junho deste ano.

Concessão

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro Filho, o regime PPP favorece o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo cronograma. “As obras estão rigorosamente em dia e podemos manter as datas previstas para operação, o que é resultado de um projeto mais consistente e da forma de contratação”.

Assinado em outubro de 2013, o contrato de concessão prevê a conclusão da Linha 1, com extensão de Pirajá até Cajazeiras/Águas Claras e implantação da Linha 2, que terá 24,2 quilômetros, com estações até o aeroporto, no primeiro momento, e depois ampliada até Lauro de Freitas. Além da conclusão das obras no prazo de 42 meses, a concessionária será responsável pela operação do sistema metroviário por 30 ano.

Fonte: Secom/BA