Lula sobre STF: se querem fazer política, entrem em partido

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva criticou neste sábado (8) a atuação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) durante discurso em evento do Partido dos Trabalhadores (PT) em Ribeirão Preto (SP).

Lula participou do evento em Ribeirão Preto ao lado de Padilha
Foto: Alfredo Risk / Futura Press

"O grande papel de um ministro da Suprema Corte é falar nos autos do processo e não ficar falando para a televisão o que ele pensa. Se quer fazer política, entre num partido político e seja candidato, porque senão não tem lógica", declarou o ex-presidente, sem citar nomes.

"Quando você indica alguém [para o STF], você está dando um emprego vitalício e o cidadão, se quiser fazer política, que diga: 'Não aceito ser ministro, vou ser deputado, vou entrar num partido político' e mostrar a cara. Mostre a cara", afirmou.

Sem citar os nomes de José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, presos desde novembro do ano passado, Lula afirmou que PT "está sofrendo porque tem companheiros presos" e que se solidariza com todos eles.

Tucanos

A Procuradoria-Geral da República pediu na última sexta-feira (7) ao STF que o deputado federal e ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) seja condenado a 22 anos de prisão e ao pagamento de multa de mais de R$ 2,2 milhões por participação no esquema de corrupção durante sua campanha à reeleição para o governo mineiro, em 1998.

Pouco antes do discurso de Lula, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, havia pedido um "julgamento justo" e com "direito a ampla defesa" para o adversário tucano.
Lula participou do início das caravanas para apoiar a candidatura ao governo de São Paulo do ex-ministro de Saúde Alexandre Padilha. O PT nunca governou o estado, comandando hoje pelo PSDB de Geraldo Alckmin, que busca a reeleição. Os tucanos estão no comando do governo do estado há 19 anos.

Durante a inauguração da caravana, Lula alfinetou a oposição em São Paulo ao dizer que o tucano, símbolo do PSDB, é um "animal predador". "Os tucanos não brincam em serviço, porque ninguém tem um bico daquele tamanhão à toa", afirmou Lula. Padilha, que ainda não é oficialmente candidato até acontecerem as convenções partidárias, reforçou o coro e disse que o tucano "tem um voo lento e não voa alto". "São Paulo precisa de uma estrela, porque os tucanos podem voar, voar e não alcançar nossa estrela", disse o ex-ministro.

Com agências