Centrais definem palavra de ordem para o ato de 9 de abril

"Trabalhadores unidos por mais direitos e qualidade de vida”, esse será o mote definido pelo conjunto das centrais para o grande ato nacional que está sendo organizado para 9 de abril, marcando a retomada da mobilização em torno da Agenda da Classe Trabalhadora, informou nesta terça-feira (11) a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Centrais sindicais ato 9 de abril

O ato nacional, segundo o secretário-geral da CTB, Wagner Gomes, reafirma a estratégia da unidade da classe trabalhadora em defesa do povo brasileiro e do desenvolvimento do país. “Precisamos do conjunto do movimento sindical para obtermos novos avanços e evitarmos quaisquer retrocessos”, pontuou.

Bandeiras de luta erguidas pelas centrais

A finalidade da mobilização é retomar as lutas da classe trabalhadora, especialmente as definidas em 2010, na 2ª Conferência Nacional das Classes Trabalhadoras (Conclat): pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução de salário, o fim do fator previdenciário, a manutenção da lei do salário mínimo e a luta contra a terceirização. Além da luta pela regulamentação da Convenção 151 da OIT; reforma agrária; mudanças na política macroeconômica e mais investimentos na saúde e na educação.

“Nós temos nossas pautas específicas da categoria, mas também vamos lutar pelos direitos de toda a população”, defendeu Wagner.

O dirigente da CTB também explica que apesar do posicionamento progressista do governo federal, é importante manter a luta dos trabalhadores para garantir e ampliar esses direitos. “Mesmo na situação atual do governo, que nós defendemos e ajudamos a eleger, sem pressão não somos atendidos.”

Segundo a CTB, outra grande pauta de mobilização são as reformas estruturais democráticas. Conforme os sindicalistas, a reforma política e a democratização dos meios de comunicação também serão temas nas ruas de todo o país. 

Orientação para os estados

Ainda de acordo com Wagner Gomes, cada uma das seções estaduais da CTB deve buscar, em conjunto com as outras centrais sindicais, organizar manifestações unitárias até o dia 9 de abril.

“Contamos com o empenho de toda nossa militância para que a CTB mais uma vez esteja na linha de frente dessa batalha”, afirma o dirigente.

Da Redação
Com informações do Portal da CTB