Ato pede que o IPTU seja discutido com a população de Salvador

Movimentos sociais, sindicatos, partidos e a população em geral se reuniram na tarde desta quarta-feira (12/02), em frente à Câmara de Vereadores de Salvador, para protestar contra o reajuste abusivo do IPTU na capital baiana. O objetivo do ato foi pressionar o prefeito ACM Neto a suspender a cobrança temporariamente e dialogar com a população sobre o assunto. Os presentes distribuíram abacaxis simbolizando a devolução do imposto ao gestor municipal.

De acordo com João Pereira, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS), o IPTU é um instrumento de gestão da cidade e de reforma urbana, que serve também contra a especulação imobiliária. Mas, o imposto não pode ser prejudicial à população.

“Da forma que foi feito, o imposto serve apenas como meio de arrecadação. Até a OAB e os partidos políticos se posicionaram. Pessoas que moram em invasões fizeram o recadastramento e acabaram sendo convocadas a pagar. Trabalhadores estão pagando valores exorbitantes. Nós queremos que o prefeito saia das frentes das câmeras de televisão e venha discutir com o povo. Até agora ele não fez isso”, declara.

Presente na manifestação, a vereadora de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB), afirmou que o projeto do IPTU foi aprovado na Câmara sem o debate necessário. “Nós estamos aqui para fazer um apelo ao prefeito, não queremos o caos na cidade e sim que o assunto seja discutido com o povo. Essa manifestação é a demonstração de que a população não aceita isso. Precisamos de um IPTU que seja justo com o povo, as pessoas não podem ser penalizadas”.

A vereadora ainda declarou que grande parte da população deu entrada com a impugnação dos

valores cobrados pelo imposto. “Esse movimento precisa continuar, pois as vozes dos vereadores da oposição nesta Casa não podem mudar isso”, desabafou.

Sobre a postura do prefeito ACM Neto, o vereador Waldir Pires (PT) salientou que “democracia não é brincadeira, não é eleição e nem receber votos. Democracia é construir uma convivência humana na sociedade e de qualidade. Sou completamente contra a posição do prefeito. O povo não pode ficar de bolsos vazios para pagar imposto”.

Promovido por diversas organizações sociais de Salvador, o ato mostrou que a população não aceitará o reajuste forma passiva. Para Marcelo Gavião, integrante do PCdoB-BA, o povo deverá continuar realizando manifestações até que o assunto seja debatido da forma correta. O ato contou ainda com as presenças dos vereadores Fabíola Mansur, Hilton Coelho, Gilmar Santiago e Sílvio Humberto

Posicionamento

O vereador de Salvador Everaldo Augusto (PCdoB) também se posicionou sobre o assunto. “O PCdoB votou contra a reforma tributária e o aumento do IPTU pelos motivos que a população de Salvador está protestando em cada canto da cidade. Queremos que haja uma nova discussão e sejam avaliadas questões como classificação de imóveis e método de cálculo. O aumento foi abusivo, completamente desproposital e vai causar grande impacto no orçamento das pessoas. Por estas razões exigimos a revogação já e a rediscussão do assunto com a sociedade.”

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro