Movimentos devem lutar pela democratização da comunicação

O povo brasileiro teve dois exemplos, um bom e um ruim, de como anda a conjuntura política do país. O bom é que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) mostrou, na quarta-feira (12), mostrou que está em luta por uma Reforma Agrária Popular que beneficie à todos.

O ruim pôde ser visto nesta quinta-feira (13) em diversos jornais da grande mídia do Brasil. A imprensa realizou uma cobertura tendenciosa da marcha com o objetivo de criminalizar as lutas sociais.

O povo Sem Terra marchou ontem aproximadamente 9 km, contando ida e volta. Eram famílias inteiras que caminharam até a esplanada dos ministérios. Pais e suas crianças, além de idosos e deficientes.

A marcha do 6º Congresso do MST não tinha vândalos, como a mídia se refere a quem resolve protestar neste país. Havia trabalhadores e trabalhadoras, em especial aqueles que plantam para alimentar a todos.

A democratização dos meios de comunicação deve ser uma pauta prioritária para os movimentos sociais, pois não se pode ter um país realmente democrático onde só alguns usam detém a produção e transmissão da informação, ainda mais quando as principais categorias desses meios de comunicação, como TVs e rádios, são concessões públicas.

A democracia que opera no país não interessa ao povo brasileiro, pois estas concessões públicas de rádios e TVs servem apenas para garantir que as ideias dos grupos que estão no poder mantenham seus privilégios.

Fonte: Página do MST