Rio dos Macacos: vídeo mostra agressão de oficiais a quilombola

Um vídeo divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, na última quarta-feira (12/2), mostra o que os moradores do Quilombo Rio dos Macacos, localizado no município de Simões Filho, já denunciam faz tempo: a ação truculenta dos oficiais da Base Naval de Aratu contra a comunidade. Nas imagens, a líder comunitária Rosimere Santos aparece sendo agredida pelos oficiais, durante uma abordagem.

A Marinha, que é instalada ao lado do quilombo, disputa a terra vizinha na Justiça e mantém o acesso a ela restrito. Os moradores são obrigados a utilizar um portão da Base para se deslocarem e foi durante a chegada de Rosimere à área de acesso que a sessão de violência teve início.

Os oficiais renderam a líder comunitária, lançaram o celular dela ao chão e, depois, a colocaram prensada sobre um carro, aos berros, na tentativa de lhe amarrar as mãos. A cena aconteceu no último dia 6 de janeiro e foi acompanhada pelas filhas e pelo irmão de Rosimere.

Na ocasião, a Marinha chegou a emitir uma nota explicando que houve a prisão porque ela apresentou um comportamento violento na área de acesso e que o irmão dela havia feito ameaças. O vídeo divulgado pelo jornal faz parte do inquérito que investiga se houve abusos da Marinha, no episódio.

Assista:

De Salvador,
Erikson Walla