José Mujica fala sobre a Unasul com ex-presidente Lula no Uruguai

José Mujica, presidente do Uruguai, recebeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula nesta segunda-feira (17), no palácio presidencial em Montevidéu. Os dois jantaram juntos, acompanhados da mulher de Mujica, a senadora Lucia Topolansky, e do diretor do Instituto Lula para América Latina, o ex-ministro Luiz Dulci. O objetivo da reunião era analisar a situação atual da América do Sul e o papel da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Mujica recebe ex-presidente Lula no Uruguai - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Também nesta segunda-feira, a imprensa uruguaia publicou uma entrevista na qual Mujica diz que Lula tem todas as condições para assumir a liderança da região. "Sempre pensei que Lula deveria ter muito que ver com o processo de integração da Unasul, porque era a figura mais indicada. Contudo, ele sempre pensou que, por ser brasileiro, se atribuiria ao Brasil uma visão dominadora", explicou o presidente uruguaio.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva transmitiu a José Mujica, sua "preocupação" com o funcionamento dos blocos regionais Mercosul e Unasul. Eles falaram ainda sobre a negociação em curso entre o Mercosul e a União Europeia e também da necessidade de se ajustar uma série de políticas complementares que estão em curso.

A visita de Lula também servirá para que Mujica apele aos bons ofícios do ex-presidente em questões bilaterais, especialmente às vinculadas à possível instalação de empresas brasileiras no Uruguai e ao término da integração elétrica entre os dois países.

Leia também:
Lula:"Apenas começamos a resolver os problemas da América Latina”

Lula "sente e, eu diria, sofre com os problemas da nossa América do Sul, dos latino-americanos em geral. Tem profunda preocupação com as dificuldades que temos no funcionamento do Mercosul, da Unasul, do pouco que falamos entre os presidentes", disse Mujica à Secretaria de Comunicação da Presidência.

"Está pedindo vontade política de nos aproximarmos para superar as dificuldades que temos e ver que temos uma agenda comum determinante. Está preocupado com o acordo do Mercosul com a Europa", acrescentou.

O Brasil é o principal comprador de bens uruguaios, e tanto Lula quanto a atual presidente brasileira, Dilma Rousseff, mantêm uma estreita relação com Mujica.

Da redação do Vermelho,
Com informações do Instituto Lula