Wagner empossa integrantes do Conselho Estadual da Juventude

Os novos integrantes do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) foram empossados pelo governador Jaques Wagner para a gestão 2014/15, nesta terça-feira (18/02), no salão de atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), o órgão possui caráter consultivo e foi criado em 2008, atendendo às reivindicações apresentadas durante a 1ª Conferência Estadual de Juventude da Bahia.

“Eu espero que o conselho seja cada vez mais um espaço de debate das ideias e problemas da juventude, produzindo caminhos e sugestões”, afirmou o governador na ocasião. Ele disse que o Estado já tem uma legislação que institui o Plano Estadual de Juventude e que o Conselho vai deixar de ser instituído por um decreto e virar lei também.

A conselheira e quilombola Fernanda dos Santos, do Extremo Sul da Bahia, disse que para a comunidade é importante o desenvolvimento de políticas públicas para que os jovens não precisem deixar seu lugar de origem e partam para a cidade. “Queremos que eles permaneçam e, para isso, queremos contribuir com o conselho para manter e preservar nossa cultura”.

Vice-presidente do Conselho, o representante da sociedade civil, Eduardo Ribeiro, ressaltou ser importante o conselho conseguir potencializar as ações das organizações que o compõem. “É importante que a gente volte a defender a instituição do nosso Conselho da Juventude por lei, pois, até agora, somos regulamentados por decreto, e assim, vamos ter uma política de estado defendendo a bandeira da juventude”.

Conselho

O Cejuve é formado por 40 integrantes da sociedade civil, sendo 20 titulares e 20 suplentes, além de 20 representantes dos poderes públicos, 10 titulares e 10 suplentes. Os conselheiros representam também diversos segmentos ligados à juventude, como Cultura, Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transsexuais (LGBT), entre outros.

Entre as atribuições do conselho, estão a apresentação de propostas de políticas públicas e outras iniciativas que busquem assegurar e ampliar os direitos dos jovens, a promoção de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade desse público e propor estratégias de acompanhamento e avaliação da Política Estadual de Juventude.

De acordo com o Censo Demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28% da população baiana é formada por jovens entre 15 e 29 anos de idade, o que corresponde a mais de 3,9 milhões de pessoas.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Secom