RS: Mais médicos visita atividade de estudantes de medicina

No último sábado (15) médicos da República Dominicana que integram o Programa Mais Médicos estiveram na Universidade de Caxias do Sul (UCS) participando do Ver-SUS Serra – Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde.

Mais Médicos no Ver-SUS

O projeto Ver-SUS oportuniza a participação de estudantes dos cursos de graduação da área da saúde e afins em doze dias de vivência de aprendizagem sobre o SUS, cotidiano de trabalho, redes, e a organização.

Com a visita dos profissionais os participantes tiveram a oportunidade de conhecer suas experiências, discutiram sobre a utilização de fármacos psicoativos pelos usuários do sistema público e como funciona a rotina dos médicos estrangeiros nas unidades básicas de saúde.

Os médicos dominicanos já estão em Caxias do Sul há três meses. De acordo com eles, a comunidade e os colegas de trabalho os receberam bem, mas eles ainda sentem resistência do Sindicato dos Médicos.

Os médicos se declararam “internacionalistas” e justificaram a vinda para o Brasil para ajudar as pessoas que precisam da saúde pública, uma vez que sua formação preconiza a responsabilidade para com as pessoas que vivem em vulnerabilidade social e em locais com insuficiente acesso aos serviços de saúde e aos profissionais que os compõem. Eles tiveram formação em Cuba e já trabalharam previamente na Venezuela.

Um dos médicos destacou que o Brasil é o único país onde um programa focado na realidade do sistema público de saúde é organizado pelos estudantes.

O Ver-SUS Serra iniciou no dia 12 de fevereiro e acontece até o dia 21, em Campos de Cima da Serra, Caxias, Hortências, Vinhedos, Basalto, Uva e Vale.

Fonte: UNE