Câmara adia mais uma vez votação do marco civil da internet 

Mais uma vez a Câmara dos Deputados adiou a votação do Marco Civil da Internet. A matéria começou a ser discutida na sessão da noite desta quarta-feira (19), mas os opositores do projeto questionaram a notícia de que o relator do projeto, deputado Alessandro Molon (PT-SP), e integrantes do governo teriam fechado um acordo com as empresas de telefonia para mudar a justificativa do projeto.  

A discussão do texto em Plenário acabou sendo adiada para a próxima terça-feira (25). O projeto tranca a pauta da Câmara desde outubro do ano passado.

A questão foi levantada pelo líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), que se opõe ao projeto. O PMDB já tinha lançado mão de requerimentos para tentar obstruir a análise do projeto. Cunha voltou a dizer que o partido, que tem a segunda maior bancada da Casa e faz parte da base de apoio ao governo, vai votar contra o projeto.

A oposição – PSDB e DEM – se uniram a Cunha e mudaram de posição, defendendo o adiamento da análise do projeto.

O relator do projeto, deputado Molon explicou que o texto foi mantido e que ele apenas incluiu na justificativa da proposta que as empresas poderão vender pacotes com velocidade diferenciada. “Isso não surpreende ninguém, é algo que tem sido dito durante toda a tramitação e agora vai ficar mais claro no projeto”, disse.

Para o deputado, a reunião foi usada como motivo para adiar mais uma vez o início da discussão do marco civil. “Esse argumento da reunião é mais um que se encontrou para evitar a discussão, não é um argumento que se sustente”, criticou Molon.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara