Ministério da Cultura amplia políticas culturais em 2014

Na manhã desta quarta-feira (19), a ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da abertura da 22ª Reunião Ordinária do Plenário do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC). Aos conselheiros, Marta Suplicy salientou a oportunidade de conversar sobre a cultura do país com os integrantes do Conselho e apresentou as expectativas da pasta para 2014.

Reunião do Conselho de Cultura com a ministra Marta Suplicy - Minc

"Esse ano vamos colher alguns frutos. Temos o Vale-Cultura que agora está no estágio da operacionalização: é preciso também que os funcionários peçam ao empregador para receber o benefício", argumentou a ministra ao chamar os conselheiros para ajudar a explicar às empresas de suas cidades sobre o Vale. Até hoje, 1.481 empresas se cadastraram para oferecer Vale-Cultura a seus funcionários, somando 361 mil trabalhadores beneficiados.

Marta Suplicy informou, também, que o MinC atuará em um plano de ação visando a ampliação da adesão pelos trabalhadores e empregadores, além de seminários regionais em todo o país, com o objetivo de esclarecer o programa de forma ampla e promover o diálogo em todas as regiões brasileiras para a melhoria do sistema.

A ministra ainda falou sobre as parcerias do Ministério da Cultura (MinC) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para promover a interface entre Cultura e Tecnologia na produção de games, aplicativos, vídeos, áudio, entre outros. Um dos projetos desta pareceria visa a transformação dos telecentros dos CEUs em Laboratórios Multimídia. "É um momento muito instigante. Sabemos que o mundo influenciará a cultura nas diversas linguagens. É um contexto de transição e a cultura faz parte dele", declarou.

Outro programa destacado por Marta Suplicy é Rede de Incubadoras Brasil Criativo. A primeira foi inaugurada em janeiro em Belém e a previsão é de que mais 12 capitais receberão incubadoras de empreendimentos culturais este ano. A ministra ressaltou a importância do projeto. Segundo Marta, ele proporcionará que "o artista possa viver da sua arte". "A pessoa terá acesso ao know-how que a estrutura oferece, viabilizando a assistência para o artista poder se viabilizar", disse ela ao explicar que a rede vai oferecer aos agentes culturais cursos e consultoria em inovação, empreendedorismo, planejamento estratégico, assessoria contábil, assessoria jurídica, de comunicação e marketing, e acompanhamento contínuo.

Os conselheiros continuarão reunidos até esta quinta-feira, em Brasília. O secretário-Executivo do MinC, Marcelo Pedroso; o secretário-Geral do CNPC, Bernardo Machado; e o secretário de Políticas Culturais, Américo Córdula coordenam o 22º encontro do Conselho.

CNPC

O conselho é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura. Sua finalidade é propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

O conselho é composto por representantes de 17 áreas culturais: arte digital; arquitetura e urbanismo; design; artesanato; patrimônio material; patrimônio imaterial; culturas afro-brasileiras; arquivos; artes visuais; circo; culturas populares; culturas indígenas; dança; moda;música; teatro; e livro, leitura e literatura.

Fonte: Ministério da Cultura