Residente Calle 13 é convidado ao Paraguai como “figura ilustre”

O cantor porto-riquenho René Pérez, líder da banda Calle 13, foi considerado pela Junta Municipal de Assunção, capital do Paraguai, um “convidado ilustre”, devido ao seu comprometimento político expressado nas letras da banda. Residente e Visitante Calle 13 se apresentam na capital paraguaia dia 8 de março.

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho

Residente e Visitante Calle 13 - Reprodução

“René Pérez vem demonstrando sua grande sensibilidade com as causas sociais e em mais de uma ocasião passou de letras solidárias a canções que mostram a ausência fraterna com os lutadores sociais e movimentos populares de vários países do mundo”, diz o a nota oficial da Junta Municipal.

O órgão oficial defende ainda que o “esforço humanitário” da banda Calle 13 já a converteu em um dos mais queridos grupos musicais não só na América Latina, mas em todo o Caribe e na Europa. “Suas canções se transformaram na voz dos mais necessitados, quem por causas alheias à suas vontades não podem se expressar ante os problemas que tomam conta de seus países”.

A mais recente música da banda, Multi_Viral, foi composta em parceria com o editor do Wikileaks, Julian Assange a partir de uma estratégia de infiltrar uma informação no Twitter. Outro grande sucesso, Latinoamérica, foi considerado pelo presidente Hugo Chávez o “hino da América Latina”.

A banda é conhecida por sua militância em diversas áreas, defendem a educação no Chile, a cultura, e o patriotismo em países como a Colômbia, a República Dominicana, Porto Rico e Venezuela.