No G20, Argentina sublinha a importância de reduzir dívida

Durante a primeira reunião do ano de ministros da Economia e Finanças, e presidentes de Bancos Centrais do bloco em Sidney (Austrália), o secretário das Finanças da Argentina, Pablo López, salientou a relevância da sustentabilidade das dívidas soberanas.

A reunião do G-20 foi realizada na Rússia no ano passado| Foto: Alliance/DPA

"Não há crescimento se a carga da dívida é excessiva, e, ao mesmo tempo, a dívida não pode ser satisfeita se não houver crescimento", afirmou o funcionário antes de ser realizada a cúpula do bloco marcada para novembro deste ano na cidade de Brisbane.

Leia também:
Os desafios de Cristina Kirchner: controlar dólar e inflação

Também considerou que "nunca haverá dívida sustentável se for consagrado o direito ao privilégio de uma minoria de investidores inescrupulosos, à custa da grande massa de credores", em referência ao litígio que a Argentina mantém com os "fundos abutres".

A Argentina também reafirmou a importância do G20 outorgar um papel significativo para a geração de emprego na pauta internacional, segundo refere o comunicado do Ministério da Economia.

Durante o encontro, os países membros outorgaram um papel central para o investimento em infraestrutura, para estimular a demanda global e gerar empregos de qualidade, em um contexto de debate sobre as políticas mais adequadas para promover um crescimento global sólido e inclusivo.

Fonte: Telám