Othelino critica artigo de Sarney sobre mudanças no MA

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) criticou, na sessão desta segunda-feira (24), artigo do senador José Sarney, publicado no jornal O Estado do Maranhão, sob o título “Está acontecendo uma grande mudança no nosso Estado”. Segundo ele, o ex-presidente do Senado parece ter escrito sobre outro Estado ou um Maranhão que, certamente, ainda vai chegar a ser real, mas que, infelizmente, não é aquele que se conhece.

Othelino disse que a transformação que, infelizmente, ocorreu foi o empobrecimento do Maranhão nos últimos 50 anos. Segundo o deputado, o Estado com grande potencial, que poderia ser um dos grandes destaques da Nação, passou a ficar cada vez mais pobre no decorrer dos anos, não só no aspecto econômico, mas também no que diz respeito aos indicadores sociais, à distribuição de renda, à educação, etc.

“Enfim, o Estado passou a liderar os mais diversos indicadores negativos. Certamente, não é essa a transformação a que o senador Sarney se refere. Mas no título, ele tem razão, pena que ele fala de um Estado que não é real. Não sei se está vendo demais a propaganda do governo da filha ou se está prestando pouca atenção no que está acontecendo”, frisou Othelino.

Durante o pronunciamento, Othelino elencou uma série de potencialidades do Maranhão, apontadas por Sarney como conquistas do grupo, mas que na realidade são riquezas próprias do Estado. Ele citou, por exemplo, o Porto do Itaqui e disse que ele não foi uma obra do governo Roseana e que a privilegiada localização geográfica é uma vantagem natural que faz dele um ponto estratégico.

“Sarney fala do gás no Maranhão como se também fosse uma realização da governadora Roseana. Aliás, cita também investimentos de termoelétricas. Fala do potencial do Sul do Maranhão, tudo isso como conquistas, supostamente, do grupo que comanda”, criticou Othelino.

Abordagens de Sarney

Othelino critica ainda a abordagem que Sarney faz sobre a Refinaria da Petrobrás, prometida na eleição passada e nunca implantada no Estado, tentando passar a ideia de que “ela seria favas contadas”. Segundo o deputado, o senador se refere ao “embuste eleitoral que serviu para enganar os maranhenses, que foi bandeira de campanha da governadora Roseana e que não saiu da terraplanagem”.

O deputado do PCdoB critica ainda trecho do artigo de Sarney que fala que o Maranhão inteiro está ligado por estradas asfaltadas. Para Othelino, o Estado ainda está muito longe disso e, ainda assim, muitas MA’s recém-construídas já estão esburacadas.

Por último, Othelino criticou ainda a referência feita por Sarney ao Programa de Combate à Pobreza. Segundo o deputado, o maior legado é o famigerado Instituto Vera Macieira, que recebeu alguns milhões de reais do governo Roseana; não tem sede e nem realizou as obras previstas em convênios assinados para garantir “qualidade de vida”. “O caso está no Ministério Público e estamos esperando atuação”, disse.