Zona Franca é exemplo de que é possível crescer e preservar

Na coluna "Conversa com a Presidenta" desta terça-feira (25), a presidenta Dilma Rousseff afirmou ser legítimo o regime tributário que rege o funcionamento da Zona Franca de Manaus. Em resposta ao questionamento do radialista Charles Fernandes, de Manaus (AM), Dilma defendeu os incentivos do governo brasileiro para a Zona Franca.

“O objetivo do Estado brasileiro foi criar uma zona de produção de eletroeletrônicos que hoje tem níveis baixíssimos de emissão de gases de efeito estufa. É o melhor exemplo de que é possível crescer economicamente, incluir socialmente, preservar e proteger nossas florestas. A Zona Franca de Manaus tem gerado emprego, renda e ajudado o desenvolvimento econômico e social da região”, afirmou a presidenta.

Nesta segunda-feira (24), em Bruxelas, na Bélgica, durante a VII Cúpula Brasil-União Europeia, Dilma defendeu os benefícios concedidos à Zona Franca. Ela disse ter ficado surpresa com a contestação pela Europa na Organização Mundial do Comércio (OMC) de programas essenciais para o desenvolvimento sustentável da economia brasileira como a Zona Franca de Manaus.

Doação de máquinas

Na coluna, Dilma também afirmou que uma outra medida de estímulo à produção industrial brasileira tem sido a contratação de empresas nacionais por parte do governo federal. Ela citou como exemplo as máquinas agrícolas – retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhôes-caçamba – adquiridas pelo governo para serem doadas a municípios com menos de 50 mil habitantes.

Municípios do semiárido ou da área da Sudene em situação de emergência, além destas máquinas, também receberão um caminhão-pipa e uma pá carregadeira. Ao todo, serão distribuídos 18 mil máquinas, com um investimento de R$ 4,9 bilhões.

“Todas as máquinas que o governo federal está distribuindo às prefeituras são produzidas no Brasil. Queremos, com essas compras públicas, estimular a geração de emprego e renda em nosso país”, garantiu Dilma.

Confira a íntegra clicando aqui.

Fonte: Blog do Planalto