Parlamentares querem impedir privatizações no setor de energia 

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e o deputado Paulão (PT-AL) iniciaram, nesta quarta-feira (26),  o processo de criação da Frente Parlamentar em Defesa das Distribuidoras de Energia da Eletrobras. Segundo os dois parlamentares, a luta é pela renovação das concessões do setor elétrico cujos contratos vencem em 2015 e contra a possível privatização de seis distribuidoras de energia atualmente federalizadas, localizadas nos estados de Alagoas, Amazonas, Acre, Piauí, Rondônia e Roraima. 

Até o momento o governo federal não definiu os moldes da renovação das concessões do setor elétrico. O deputado Paulão disse que o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, durante duas oportunidades em que conversou com ele admitiu a existência de estudos para privatizar as companhias.

“Isso seria um grande equívoco. O setor elétrico é estratégico para a economia e para a sociedade, é um serviço público essencial à população. Se hoje existem mazelas, não é por culpa dos trabalhadores”, disse o deputado, que é ex-sindicalista e profissional do setor
elétrico.

Na avaliação de Paulão, desde que as seis empresas foram federalizadas, o serviço piorou. Um exemplo disso ocorre em Alagoas, com a Eletrobras Distribuição Alagoas, antiga Companhia Energética de Alagoas (Ceal), federalizada em 1997.

Para ele, o problema é o modelo de gestão da diretoria da Eletrobras, que tem se mostrado ineficiente. Ele avalia que, para reverter essa situação, são necessários investimentos dos governos federal e estadual, além de outras ações para recuperar as distribuidoras do Norte e Nordeste, o que garantiria a prestação de um serviço melhor aos consumidores.

O assunto foi discutido em evento na Câmara dos Deputados, organizado pela Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), com a participação de parlamentares de diversos partidos, do presidente da FNU, Franklin Moreira Gonçalves; da presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, Amélia Fernandes Costa; e do presidente eleito da entidade, Nestor Silva Powell, entre outras lideranças sindicais.

De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Urbanitários, Franklin Moreira, há estudos para a venda de 51% das ações da Eletrobrás ao capital privado, o que pode ser ampliado a até 80%, deixando a estatal como acionista minoritária.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara