PCdoB catarinense realiza vitorioso Encontro de Organização

 

Dia 22 de fevereiro foi realizado o Encontro Estadual de Organização do PCdoB/SC, com a presença de mais de 50 camaradas, de 20 municípios dentre as quais as 16 maiores cidades do Estado. 25 camaradas utilizaram a tribuna para expor sua opinião sobre o quadro político e a ação partidária. Foram contribuições importantes, que complementaram e enriqueceram a exposição inicial feita pelo Secretário Estadual Divo Guisoni.

No debate que se travou, foi realçado o processo de crescimento, expansão e fortalecimento da influência do Partido entre os catarinenses desde 2006, quando quase elegemos Angela estadual, a votação nas eleições de 2008 e 2012 e a vitória em 2010. O robusto crescimento político eleitoral precisa se refletir no avanço da organização e construção partidária, sob risco de retrocessos.

O Partido manifestou uma grande unidade política em torno do grande desafio de reeleger Dilma para avançar nas mudanças; ampliar a bancada comunista na câmara federal, no senado e eleger o camarada Flávio Dino governador do Maranhão.

Em relação ao quadro majoritário estadual ainda confuso, a reunião reafirmou a diretriz de nossa Conferência de outubro de 2013, de buscar construir um bloco de forças mais à esquerda, em sintonia com o projeto nacional. E o Partido manifestou grande unidade, avaliou que há condições e disposição de lutar para eleger Angela Albino deputada federal , dobrando com nossas candidaturas estaduais e fazendo outras dobradinhas necessárias.
Em relação à chapa própria o encontro constatou que o coletivo partidário não reuniu forças para sozinho manter a cadeira da Alesc. Daí a necessidade de buscar aliados que permitam atingir nosso objetivo. As candidaturas comunistas precisam ser distribuídas pelas regiões e todas devem estar sintonizadas com o projeto do Partido.

Foram feitas inúmeras sugestões de metas a serem alcançadas para fortalecer mais o Partido, entre as quais: a necessidade de conhecer e organizar mais e melhor nossa atuação no movimento social; intensificar o trabalho de filiação, organização e formação dos atuais e novos militantes; realizar atividades, em todos os municípios onde for possível, para apresentar e discutir dados sobre os 92 anos do PCdoB; defender a realização e a conquista da Copa do Mundo deste ano no Brasil.

Foi saudada com muito otimismo a proposta de organizar a Comissão Estadual de Organização, que possa dar conta das demandas organizativas e da construção política e partidária no Estados e municípios.

Todos e todas presentes saíram entusiasmados/as da reunião, mais dispostos/as a fortalecer política e organicamente o PCdoB e conduzi-lo a novas vitórias.

*Divo Guisoni
Secretário Estadual de Organização do PCdoB/SC