Anistia Internacional homenageia o cineasta Eduardo Coutinho

O cineasta Eduardo Coutinho, assassinado no último dia 2 de fevereiro, foi homenageado nesta quinta-feira (27) pela Anistia Internacional, com a exibição de um de seus filmes – o premiado Cabra Marcado para Morrer – em sua sede, na Praça São Salvador. Depois da sessão aconteceu um debate com a professora Patrícia Rebello da Silva, da Faculdade de Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Eduardo Coutinho - Reprodução

De caráter semidocumental, o filme mostra a vida de João Pedro Teixeira, líder da Liga Camponesa da Galileia, na Paraíba, assassinado em 1962, e reconstitui a trajetória de sua família após a morte dele. A produção começou em 1964, mas foi interrompida com o golpe militar. As filmagens foram retomadas 17 anos depois, quando foram tomados os depoimentos dos camponeses ouvidos no início dos trabalhos e também da viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira, que passou esse período vivendo na clandestinidade e longe dos filhos.

Cabra Marcado para Morrer foi lançado em 1984 e recebeu 12 prêmios, entre eles os dos festivais de Berlim, do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, do Rio, do Cinema Brasileiro de Gramado e de Cine Realidade de Paris.

Considerado o maior documentaristas brasileiro, Coutinho também dirigiu produções para televisão e teatro e longas-metragens de ficção. Nos anos 60 do século passado, teve contato com o Cinema Novo e integrou o Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (CPC da UNE). Entre seus filmes mais conhecidos, estão Edifício Master e Babilônia 2000.

Fonte: Agência Brasil