Galo da Madrugada exalta Ariano Suassuna no desfile deste ano

“Frevo no Auto do Reino de Ariano” foi o tema do 37º desfile do Galo da Madrugada do carnaval deste ano. O tema faz referência ao Auto da Compadecida e A Pedra do Reino, as duas obras mais famosas de Ariano Suassuna, romancista e dramaturgo homenageado pelo maior bloco de carnaval do mundo. De acordo com Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada, para a agremiação é uma honra poder homenagear um símbolo cultural que traduz quem é o povo nordestino. 

Galo da Madrugada exalta Ariano Suassuna no desfile deste ano - Galo de Madrugada

O desfile uniu, neste sábado, no centro do Recife (PE), um símbolo de grande expressão da cultura literária nordestina à cultura folclórica do carnaval. O cenógrafo do Galo da Madrugada, Ary Nóbrega, assinou os croquis dos principais carros alegóricos do desfile.

“Assim como Ariano, o Galo da Madrugada também defende e dissemina a cultura local pelo mundo e nada melhor que unir estes dois símbolos, garantindo um desfile inesquecível para os turistas e pernambucanos” afirmou Rômulo. Ariano também inspirou o CD de Frevo-Canção do Galo 2014. São 20 canções de artistas pernambucanos convidados, entre eles, Dudu do Acordeon, Fernando Azevedo, Benil, Adriana BB, Ed Carlos e o Quinteto Violado.

De acordo com o presidente do Galo da Madrugada, desde o ano passado pensava-se na possibilidade de homenagear o escritor. A ideia foi discutida entre os diretores do bloco, que chegaram à conclusão de colocar em prática a ideia no Carnaval 2014.

"Muitos esperavam que iríamos direcionar o tema à Copa do Mundo, como já fizemos em outros anos. Desta vez, no entanto, preferimos partir para uma temática mais regional, mais nordestina, inclusive pela grandeza da obra de Ariano Suassuna e de sua própria pessoa, seu estilo regional que faz questão de manter e sua inteligência digna dessa homenagem que não é a primeira nem, certamente, será a última", explica o presidente.

Os carros alegóricos apresentaram elementos dos romances de Ariano nas ruas do Recife. O abre-alas, com a temática do circo – caracterização comum às obras do escritor, foi seguido pela Pedra do Reino, Carro da Cavalgada e por fim o Auto da Compadecida. Todas as alegorias deram destaques aos principais pontos de cada obra, com cenários referentes ao sertão nordestino, o sertanejo, a literatura de cordel, além de figuras exóticas e misteriosas.

Os elementos das obras de Ariano também estavam presentes na Camisa Oficial do desfile que teve influências armoriais e estampas de figuras que remetem aos clássicos do escritor como A Pedra do Reino, O Auto da Compadecida, adaptados para a televisão e o cinema, além de histórias renomadas como O Santo e a Porca e Uma Mulher Vestida de Sol.

Origem do bloco

Da união de um grupo de amigos e famílias do Bairro de São José, comandados pelo baluarte Enéas Freire, surgia, no dia 23 de Janeiro de 1978, o Clube de Máscaras Galo da Madrugada. Sem grandes pretensões, aquele que viria a se tornar um fenômeno mundial foi criado com um único e simples propósito: fazer renascer o tradicional, espontâneo e criativo Carnaval de Rua do Recife.

Assim nascia o Galo da Madrugada, nas ruas estreitas do Bairro de São José, berço dos primeiros clubes e blocos carnavalescos do Recife. Naquele mesmo ano, no dia 4 de fevereiro de 1978, o Galo saiu às ruas pela primeira vez: cerca de 75 “almas penadas” – primeira fantasia do Clube – percorreram as ruas do bairro, acompanhadas por uma orquestra de frevo.

Fonte:galodamadrugada.org.br