Isaura Lemos fala do histórico de irregularidades no transporte  

A crise do transporte público da Região Metropolitana de Goiânia (GO) piora a cada dia, assim como aumentam também as reclamações, as dificuldades enfrentadas pelos usuários e as manifestações de populares. As afirmações são da deputada estadual Isaura Lemos (PCdoB), na audiência pública que debateu o transporte coletivo em Goiânia e região metropolitana, situação que se reproduz nas demais capitais do país. 

Isaura disse que é necessário fazer uma análise das cláusulas de concessão dos contratos do transporte coletivo, o que está sendo cumprido ou não. Em virtude disso a parlamentar afirmou que a partir da constatação dos problemas é possível elaborar encaminhamentos que deem resposta à população.

A parlamentar salientou que há quase 50 anos as mesmas empresas exploram o transporte coletivo da região metropolitana de Goiânia. "Quando eu assumi meu primeiro mandato já havia 30 anos sem processo licitatório para transporte coletivo, foi quando propusemos a CPI do transporte coletivo, a partir daí constatamos várias irregularidades." Isaura relatou a ilegalidade dos serviços prestados, como formas de pagamentos incorretas.

Passe livre

A deputada Isaura Lemos, presidenta estadual do PCdoB, apresentou requerimento solicitando ao governador Marconi Perillo (PSDB) a prorrogação do prazo de inscrição dos estudantes para o benefício do Passe Livre Estudantil (PLE) de 7 para 28 de março próximo.

Os alunos estão considerando o período de inscrição muito curto, pois muitos estão retornando de férias e é certo de que haverá um grande congestionamento no último dia. Eles podem ser prejudicados caso não consigam se inscrever, afirma a deputada Isaura.

A parlamentar defende o PLE irrestrito e acredita que o benefício deve ser estendido a todos os estudantes. Segundo Isaura, irá apresentar emenda ao projeto do Governo com proposta nesse sentido. O Passe Livre irrestrito é uma conquista", diz. "Não podemos deixar de ressaltar ainda a luta da vereadora Tatiana Lemos, que foi quem apresentou, na Câmara Municipal de Goiânia, o projeto do Passe Livre Estudantil e apresentou emendas ao projeto do prefeito de Goiânia, tudo para contemplar os estudantes, acrescentou.

O Governo de Goiás anunciou a unificação do PLE para estudantes de toda Região Metropolitana de Goiânia, no último dia 19. O custo, em torno de R$ 40 milhões, deve oferecer 48 viagens por mês para cada estudante que esteja cursando desde o 5º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. Dentro do Estado, os custos foram divididos em 50% ao Tesouro Estadual e 50% ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de Goiânia (Setransp).

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Isaura Lemos