Com ação diplomática, Venezuela defende paz e dignidade nacional

O presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, destacou nesta segunda-feira (3) o respeito de diversas nações do mundo pela democracia venezuelana, depois da intervenção do chanceler Elias Jaua na 25ª sessão da Comissão de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em Genebra, Suíça, e da visita do ministro de Energia e Petróleo, Rafael Ramírez, à China e à Rússia.

"Nossa pátria tem uma forte presença no mundo e o respeito de instituições, líderes e povos, ninguém poderá com a pátria de Bolívar", expressou o presidente em uma mensagem enviada por meio de sua conta na rede social Twitter, @NicolasMaduro.

Jaua em sua intervenção expôs "a verdade da luta contra a violência de um grupo que pretendeu um golpe de Estado e foi derrotado", indicou o mandatário, que destacou o amplo apoio que o representante diplomático venezuelano recebeu.

O chanceler também se reuniu com seu par da Rússia, Serguei Lavrov, que reafirmou o apoio de seu país ao governo bolivariano.

O ministro das Relações Exteriores venezuelano também teve uma reunião com o secretário geral da ONU, Ban ki-Moon, "que enviou suas saudações a nosso governo e ao povo”, informou @Nicolás Maduro.

O chanceler explicou em detalhes ao secretário geral da ONU o alcance da Conferência Nacional pela Paz convocada pelo presidente Nicolás Maduro com a participação da igreja, de partidos políticos de diversas ideologias, estudantes, artistas, empresários, porta-vozes de movimentos sociais etc.

Relações com China e Rússia

O presidente Maduro destacou importantes resultados da viagem que o vice-presidente da Área Econômica Produtiva, Rafael Ramírez, realizou à China.

Ramírez "vem da China com muitas boas notícias de apoio econômico-financeiro", assinalou o mandatário em outra mensagem na rede social.

Igualmente, ressaltou as positivas relações bilaterais que o governo venezuelano mantém com a Rússia, com a qual se aprofundam acordos bilaterais de desenvolvimento.

Em Moscou, onde fez escala na viagem de volta da China, o ministro Ramírez "se reuniu com o presidente Vladimir Putin que enviou mensagem de confiança à Venezuela, também firmou acordos de apoio financeiro", acrescentou o mandatário.

Jaua na ONU

O chanceler venezuelano, Elias Jaua, reiterou nesta segunda-feira (3) que o governo de seu país rechaça o uso dos direitos humanos com fins alheios a sua verdadeira natureza e como instrumento para fazer avançar interesses políticos por parte de países poderosos, para "sabotar o entendimento entre as nações, quebrando os princípios e normas da carta das Nações Unidas, em detrimento da paz internacional".

Durante sua participação na 25ª sessão da Comissão dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) que se realizou na segunda-feira em Genebra, Suíça, Jaua disse que embora o governo venezuelano não tenha o hábito de expor suas conquistas e desafios em foros internacionais, é pertinente fazê-lo nesta oportunidade, quando há uma campanha internacional de falsidade e mentiras contra o país.

O chanceler venezuelano assinalou que a direita pretende apresentar ao mundo um país imerso em uma "situação de caos e guerra civil, pelo que sou obrigado a falar em nome da paz e da dignidade".

Fonte: Agência Venezuelana de Notícias e Blog da Resistência  [http://www.zereinaldo.blog.br]