Deputados pedem ao Itamaraty maior aproximação com a África 

Deputados do PT pediram ao ministro de Relações Exteriores, chanceler Luiz Alberto Figueiredo, a intensificação do relacionamento do Brasil com a África. Em reunião no Itamaraty, os petistas frisaram a importância da aproximação, iniciada nos dois governos do presidente Lula (2003 a 2010), e alertaram para a necessidade de uma maior presença do País na África num momento em que o continente se abre para o mundo, possibilitando amplas possibilidades de negócios e cooperação.

“O Brasil precisa ter uma maior protagonismo econômico, comercial, cultural e na área de cooperação”, disse o deputado Luiz Alberto (PT-BA), presidente da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas. “Há uma grande identidade entre os brasileiros e os povos africanos, dai a necessidade de articularmos uma pauta que seja de interesse recíproco”, disse o parlamentar.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) chamou a atenção para a necessidade de uma diplomacia sintonizada com a luta contra a discriminação racial. “Esse tema deve ser ação permanente do governo brasileiro no Mercosul, nos foros internacionais e até mesmo na realização da Copa do Mundo”, defendeu a parlamentar. Ela ressaltou também a importância de políticas para reforçar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O chanceler explicou que o governo tem tomado várias ações contra a discriminação racial, em diferentes foros multilaterais, e também junto à Fifa, visando promover a Copa no Brasil sem racismo e com paz.

Outros temas também foram discutidos, como a concessão de bolsas do Instituto Rio Branco para a formação de diplomatas afrodescendentes, o perdão da dívida de países africanos e a realização de convenções internacionais contra o racismo.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara