A receita da vitalidade do sexagenário legislativo chinês

Seis décadas depois que a primeira Assembleia Popuar Nacional (APN) da China foi convocada, o maior legislativo do mundo está cada vez mais confortável com os legisladores críticos, votos negativos e projetos arquivados.

Além disso, sua receptividade de vozes de questionamento está integrada por sua competência cada vez mais substancial. O vigor do sistema está em sua vontade persistente e capacidade de melhorar-se.

Os órgãos legislativos de níveis nacional e local têm se esforçado para deixar a percepção deles sendo burocratas que fazem pouco mais que decisões de "carimbo". E seus esforços vêm sendo percebidos.

No ano passado, a votação sobre o novo projeto dos comitês de proteção ambiental e conservação de recursos do mais alto legislativo chinês recebeu 850 votos de oposição e 125 abstenções, cerca de um terço do total.

Essa oposição forte refletiu o descontentamento amplo com os assuntos ambientais da população.

O que está acontecendo nos legislativos chineses podia ser inimaginável há décadas, quando os legisladores concordaram obedientemente com o governo para mostrar sua fidelidade.

Oposição e desafios servem atualmente como inspeções e equilíbrios para quase todas as decisões legislativas importantes.

Um funcionário da APN observou que, após a aprovação dos relatórios e projetos de lei do legislativo, os legisladores não batem palmas tão frequentemente e tão fortemente como faziam.

Isso reflete uma mudança não apenas no entendimento dos legisladores de sua relação com o governo, mas também em sua consiciência do poder, o que impusliona o aperfeiçoamento do sistema do legislativo.

Como a sessão anual da APN está em andamento, 600 milhões de internautas chineses opinaram online a maioria das sugestões, pedindo que os legisladores tenham sua voz escutada e considerada melhor no parlamento.

Os canais da internet e da nova mídia, que são principais plataformas para as crescentes vozes críticas, são apenas um dos desafios e mudanças que a APN de 60 anos está enfrentando.

Apenas através da automelhora incessante é que o sistema pode levar a vitalidade a si mesmo, fazendo mais justificado ser o sisteme político fundamental da China.

Fonte: Xinhua