Ataques da Otan matam cinco soldados afegãos e ferem civis

Cinco soldados afegãos foram mortos por um ataque aéreo das forças lideradas pela Organização para o Tratado do Atlântico Norte (Otan), na província de Logar, no leste do Afeganistão, informou nesta quinta-feira (6) uma fonte do governo.

Ataques da Otan no Afeganistão - People Voice

A razão do ataque aéreo desta quinta ainda não está clara, de acordo com o porta-voz do governo da província, Din Mohammad Darwish. Entretanto, o episódio soma-se aos diversos incidentes em que os ataques resultam na morte não planejada.

As forças da Otan no Afeganistão declararam reconhecer os relatos, mas não deram mais detalhes. Cinco soldados afegãos foram mortos e 17 civis e tropas foram feridos pelos ataques aéreos, um dos mais fatais classificados como “fogo amigo” nos últimos anos. Segundo as autoridades afegãs, o ataque foi conduzido com veículos aéreos não tripulados (drones).

As mortes causadas pelos ataques aéreos da Otan no país, com grande número de vítimas civis e a destruição de residências e infraestrutura civil. A repetição destes incidentes tem causado tensões entre as autoridades dos EUA e do Afeganistão, enquanto as negociações para a permanência de tropas norte-americanas no país após a retirada da missão da Otan, no fim de 2014, ficaram suspensas.

O presidente Hamid Karzai ordenou uma investigação sobre o recente evento, mas ele também já havia exigido o fim dos ataques aéreos da Otan no país, que ficariam pendentes da autorização do Ministério da Defesa. Além disso, Karzai emitiu um decreto proibindo os ataques aéreos em zonas residenciais.

Em janeiro, o presidente também condenou a Otan pela morte de sete crianças e uma mulher no centro do país, enquanto os Estados Unidos pressionam o governo afegão para manter cerca de oito mil soldados em seu território após o fim do ano.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Russia Today