Campanha da Fraternidade reforça luta contra tráfico humano 

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta quarta-feira (5), a Campanha da Fraternidade 2014. Este ano, a campanha tratará de Fraternidade e Tráfico Humano. A abertura da campanha ocorreu na sede da CNBB em Brasília e contou com a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. No dia 7 de abril, a Câmara fará uma sessão solene e de homenagem à Campanha da Fraternidade. 

Segundo o ministro José Eduardo Cardozo, o tráfico humano no Brasil é um problema mal documentado: o número de inquéritos policiais abertos é muito pequeno em relação ao número de crimes que ocorrem, porque as pessoas resistem a denunciar.

Cardozo afirmou que o governo conta com uma série de iniciativas que envolvem todos os órgãos relacionados ao combate a esse problema, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Direitos Humanos e a Secretaria de Políticas para as Mulheres.

Segundo o ministro, será criado um comitê conjunto que vai buscar aprimorar as políticas de Estado, receber sugestões e estimular a participação da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

Este ano, as metas da campanha incluem denunciar as estruturas causadoras do tráfico humano e reivindicar políticas públicas que propiciem a reinserção social das vítimas e a promoção de ações de prevenção do problema.

Durante o evento, foi divulgada uma mensagem do Papa Francisco aos brasileiros. O Papa pediu que a população se mobilizasse contra a “praga social” que representa o tráfico de seres humanos.

Citando a exploração de trabalhadores, as mulheres obrigadas a se prostituir e o tráfico de crianças para remoção de órgãos, o Papa pediu que os fiéis usem a consciência. “Como se pode anunciar a alegria da Páscoa sem se solidarizar com aquelas cuja liberdade aqui na terra é negada?”, disse no documento.

Da Redação em Brasília
Com agências