Violência diminuiu no Carnaval de Salvador, afirma Jaques Wagner  

Em entrevista coletiva realizada na última quarta-feira (5/3), que marca o fim do Carnaval de Salvador 2014, o governador Jaques Wagner fez um balanço da festa momesca, em um hotel do Campo Grande, na capital. Entre os destaques, está a diminuição da violência no evento.
 

Segundo o governador, houve uma redução média de 28% na violência e de 30% nas ocorrências registradas no sistema de saúde. Além disso, o governo baiano registrou um aumento de 29% da produtividade policial.
 
“É uma queda no lado negativo do problema e um aumento semelhante no lado positivo. Do ponto de vista do que é competência do Estado, este foi o melhor Carnaval dos últimos oito anos. Sem dúvida nenhuma isso é fruto de um trabalho cada vez melhor das polícias, uma organização melhor da festa e uma consciência das pessoas de que o Carnaval é para brincar, e não para brigar”, declarou o governador. 
 
Também participaram secretários estaduais e dirigentes de órgãos ligados diretamente à festa. Na Saúde, o secretário Washington Couto destacou a redução do número de atendimentos na rede estadual. “Os números batem com a redução da violência, registramos queda de 30,8% de todos os atendimentos graves na rede hospitalar e lembrando que colocamos mais 1500 plantões de reforço na rede”.
 
Cultura e Turismo
 
Outra avaliação positiva foi na área da Cultura, os investimentos realizados pelo Estado garantiram a diversidade da festa com atrações para o folião pipoca, o Carnaval Ouro Negro e todo o financiamento da folia no Pelô.
 
“Nós tivemos cinco grandes espetáculos no Pelourinho e mais uma série de atrações com o circuito sempre lotado. O folião viu apresentações de Carlinhos Brown, Mariene de Castro, Baiana System, Lazo. Lembrando que mais uma vez promovemos o Palco do Rock, onde se apresentaram mais de 30 bandas de todo o Brasil com mais de 25 mil pessoas circulando por lá”, destacou o secretário Albino Rubim.
 
O Turismo fez um balanço pra lá de positivo com ocupação média de 91% na rede hoteleira, a maior do Brasil neste Carnaval 2014. O secretário Pedro Galvão também apontou o atendimento aos turistas como um dos destaques do setor. “Mais de 61 mil pessoas foram atendidas na rua e cerca de um milhão pela internet. O turista se sente muito a vontade quando chega para curtir o Carnaval e recebe informações em seu idioma”. 
 
 
Da Redação
*Com Secom/BA