Comércio registra aumento de movimento de 6,1% em um ano

O movimento de clientes nas lojas de todo o país aumentou em 6,1% no período acumulado de um ano. Nos dois primeiros meses do ano, a demanda mostra-se igualmente mais aquecida com alta de 6%.

comércio - Reprodução

Embora a imprensa corporativista brasileira tenha ressaltado uma queda de 0,5% no mês de fevereiro no movimento do comércio, os economistas da Serasa Experian explicam que a queda está associada à base de comparação com um mês em que o forte calor levou a um consumo atípico de ventiladores e condicionadores de ar.

Só o segmento de móveis e eletroeletrônicos e informática que inclui esses produtos registrou elevação de 7,7%, em janeiro, passando para 1%, em fevereiro.

No segundo mês do ano, houve alta ainda no consumo dos setores de combustíveis e lubrificantes (2%) e veículos, motos e peças (1,1%). Em sentido oposto ocorreram reduções nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (- 1,5%); em estabelecimentos de materiais de construção (- 0,5%) e de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-4,6%).

No primeiro bimestre comparado a igual período de 2013, a procura pelas lojas de material de construção cresceu 7,3%; nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, o aumento chegou a 6,1% e nos postos de combustíveis e lubrificantes, a 5,6%. No segmento de veículos, motos e peças aumentou 2,7% e no de móveis, eletroeletrônicos e informática 2,1%.

O único a apresentar queda nesse período foi o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios com recuo de 0,2%. O levantamento toma por base o volume de consultas mensais dos estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.

Do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil