UJS: blocos feministas inauguram o lançamento do 17° Congresso 

O Portal da União da Juventude Socialista (UJS) divulga que no sábado (8) a entidade irá comemorar o Dia Internacional da Mulher e o lançamento do 17° Congresso Nacional da UJS. Segundo organizadores, a intenção é "dar cor, música e alegria para essa data, ao conjunto da militância". Para isso, a organização irá colocar seus blocos carnavalescos feministas nas ruas em diferentes estados do Brasil. Segue abaixo matéria publicada no Portal da UJS:

Dia da Mulher UJS

“Ainda estaremos clima do carnaval e a irreverência e o protagonismo feminino devem contagiar a UJS e tomar as ruas. Iremos organizar vários blocos de carnaval, com baterias feministas, fantasias e confetes”, comemora Maria das Neves, diretora da UJS Feminista.

A luta para combater o machismo, emancipar as mulheres e construir o socialismo também se faz com alegria e irreverência, sentimentos típicos dessa juventude carnavalesca brasileira.

“Em 2014 a UJS reafirma a centralidade da luta das mulheres para nossa organização e convoca o conjunto da sua militância para realizar no dia 8 de março, de norte a sul do Brasil, o Lançamento oficial do o 17° Congresso da UJS “Amar e mudar as coisas”. Convocamos as jovens mulheres brasileiras a ingressarem nas fileiras da UJS. Temos a desafio de filiar meio milhão de jovens a UJS. E, que metade seja composta por mulheres!”, completa Maria.

O estado de São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Rio grande do Sul permaneceram no clima de carnaval. “A UJS, assim como o Brasil, está alegre! A copa, os desafios que temos pela frente… Nada melhor que a juventude da alegria e do socialismo colocar seu bloco na rua, por mais direitos e menos preconceito e tristeza”, declara Carlos Eduardo Siqueira, presidente da UJS-SP.

Na terra da garoa, o Bloco “Saia Rodada”, fará seu circuito pelo Bairro da Liberdade, na tradicional Rua Taguá, e contará com trio elétrico, bateria feminista, muito frevo, samba e funk. A festa promete sacudir a maior cidade do país.

Minas Gerais terá sua festa com a garantia de muita alegria com o Bloco das Atrevidas e no Rio Grande do Sul a bateria feminista da UJS agitará a Cidade Baixa, local considerado um grande ponto de concentração da juventude, com o Bloco das Perseguidas. “A intenção do nome é fazer alusão, mas principalmente combater o machismo ou qualquer outro preconceito que as mulheres são diariamente submetidas na sociedade”, diz Marcos Puchalski, presidente da UJS-RS.

No estado de Pernambuco não será diferente! O bloco As Meninas e o Povo no Poder já está esperando o conjunto da militância na rua Amparo N°17 (Casa dos Estudantes)

A irreverência e o protagonismo feminino devem contagiar a UJS e tomar as ruas. Pela liberdade de viver e amar, pelo fim da violência contra as mulheres e sua sub-representação nos espaços de poder.
Amar e mudar as coisas é combater o machismo e toda forma de opressão.
Não deixe de participar dessa festa!

Veja abaixo a letra do nosso Bloco pra você chegar cantando junto com a gente:

Já muito cansada de tanto deboche
Vou pra esse bloco de saia rodada
Eu sou quem decido se uso decote
Chega de machismo de cara lavada
Arrasto a sandália na roda de samba
Com a minha graça ninguém se atrapalha
Sou Carmem Miranda no meio de bambas
Se tem vacilão eu passo a navalha
Vem pra essa roda minha camarada
Vamos de mãos dadas nesse carnaval
Desço a avenida de alma lavada
Canto um novo mundo no nascer do sol
Lêlê abre a roda o iáiá
Eu quero ver o machismo acabar
Lêlê abre a roda o iáiá
Tô nesse bloco pro Brasil transformar

Confirme presença nos eventos e participe:

Saia Rodada – SP

https://www.facebook.com/events/655209227875934/?fref=ts

Bloco das Atrevidas – RJ

https://www.facebook.com/events/438001196330198/?fref=ts

Bloco das Perseguidas -RS

https://www.facebook.com/events/209396322600612/?fref=ts

Bloco As Meninas e o Povo no Poder -PE

https://www.facebook.com/events/648153161887199/?notif_t=plan_user_invited