Organizações sociais realizam ato em memória dos 50 anos do golpe

No próximo dia 31 de março, será realizado o ato unificado “Ditadura Nunca Mais: 50 anos do golpe militar”. A data marca a instauração da ditadura militar brasileira. O evento será realizado a partir das 10h, no pátio externo do local onde funcionou o DOI-Codi, na Rua Tutoia, nº 921.

O chamamento visa denunciar que “as práticas de repressão e de violência de Estado que marcaram o período autoritário ainda permanecem ocorrendo contra a população pobre e negra da periferia, bem como contra as manifestações populares que têm sido realizadas e todo o país”, diz o texto da convocatória.


Leia também:

50 anos do golpe militar pelos olhos de quem viveu a repressão
 

A nota pontua ainda que “para completar a situação, há propostas de reformas legislativas conservadoras – lei antiterror, regulamentação das manifestações e a Portaria do Ministério da Defesa intitulada ‘Garantia da Lei e da Ordem’ – visando coibir os protestos e amedrontar os manifestantes”. Segundo os organizadores, “isso só incentiva a já tradicional truculência das Polícias Militares”.

Por esses motivos e diante desse cenário de continuidade das violações de direitos humanos, diversas organizações da sociedade civil e Comissões da Verdade estão construindo o ato que também tem como objetivo pedir punição para os torturadores, assassinos e ocultadores de cadáveres da ditadura e da democracia.

Entidades que queiram se incorporar ao ato, basta enviar uma mensagem eletrônica até dia 10 de março de 2014 para o email comissaodaverdadesp@al.sp.gov.br. No dia 11 de março, a partir das 11h, será realizada uma reunião preparatória para o auto no auditório Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de SP.

Da Redação do Portal Vermelho,
Com informações da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”