Morre Melba Hernández, heroína da revolução cubana

A heroína da revolução cubana, Melba Hernández, uma das duas mulheres que acompanhou Fidel Castro no ataque ao Quartel da Moncada em 1953, morreu neste domingo (9), em Havana, aos 92 anos, informou nesta segunda-feira a imprensa local.

Melba Hernández ficou conhecida como "heroína" por sua participação na primeira ação armada liderada por Fidel Castro contra a ditadura de Fulgencio Batista, em 1953

"Com profunda dor, a direção do Partido Comunista e o Estado informam a nosso povo que a Heroína do Moncada, Melba Hernández Rodríguez, faleceu na noite de domingo, 9 de março, em consequência de complicações associadas à diabetes mellitus, enfermidade que sofreu durante muitos anos", assinalou o jornal Granma.

Advogada de profissão, Hernández e Haydée Santamaría foram as primeiras mulheres a se incorporar ao movimento liderado por Fidel Castro contra a ditadura de Fulgêncio Batista (1952-1959) e participaram em 26 de julho de 1953 no ataque ao Quartel da Moncada de Santiago de Cuba, primeira ação armada da revolução cubana.

Capturada depois do fracassado ataque e libertada em fevereiro de 1954, Melba teve um papel decisivo na recopilação e organização das notas que Fidel escrevia na prisão.

Depois do triunfo da revolução em 1959, Hernández fez parte dos fundadores do Partido Comunista de Cuba e desempenhou diversas tarefas, entre elas integrante do Parlamento e embaixadora no Vietnã.

Segundo sua vontade, seu corpo será cremado e as cinzas levadas para o cemitério de Santa Ifigenia, em Santiago de Cuba, para serem depositadas junto aos restos mortais de seus companheiros de guerrilha.

Fonte: Fundação Maurício Grabois