Acordo: 30 dias de fábrica parada evitam demissões em Camaçari

A metalúrgica Sian de Camaçari (BA) paralisa as atividades, a partir do próximo dia 17, durante 30 dias para evitar demissões. A decisão foi acordada entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, filiado à CTB, como forma de preservar os empregos.

Greve em Camaçari - CTB-BA

Segundo a direção da entidade, as férias coletivas são um dos recursos utilizados para evitar o desemprego. "A antecipação das férias foi uma alternativa encontrada para não penalizar o trabalhador. Vamos continuar negociado sempre com o objetivo de não haver demissões", diz Júlio Bonfim, presidente do Sindicato.

Os trabalhadores do Complexo Ford, que recebe peças produzidas pela Sian, também convivem com um momento de incerteza. Recentemente, a montadora comunicou a intenção de demitir quase 500 pessoas, uma decisão que pegou o Sindicato de surpresa e representa um grande retrocesso para toda Região Metropolitana de Salvador.

Na reunião realizadas com o Complexo Ford, o Sindicato tem colocado o fato de que essas demissões não se justificam. E, além disso, não são necessárias. Por enquanto, não houve consenso, mas as negociações continuam.

Vale lembrar que durante o período de crise econômica mundial, em 2008/2009, enquanto várias fábricas no país inteiro demitiam e até fechavam as portas, em Camaçari o Sindicato conseguiu agir de forma decisiva para que não houvesse demissão em massa em nenhuma das empresas do setor automotivo.

Fonte: CTB