Nota: Lula não disse que "emprego é mais importante que inflação"

O Instituto Lula divulgou uma nota corrigindo a publicação de uma entrevista com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no jornal italiano La Repubblica. Segundo a organização, o meio de comunicação deturpou a fala de Lula que, diferente do que foi relatado, não afirmou que "a defesa do emprego é mais importante que a inflação”. A distorção do meio de comunicação foi amplamente divulgada e recebeu diversas críticas

Lula não disse que "emprego é mais importante que inflação" - Reprodução

Segundo a nota do Instituto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não afirmou que “a defesa do emprego é mais importante que a inflação”, como foi atribuído a ele pelo jornal italiano La Repubblica. A declaração do ex-presidente Lula ao jornal foi a seguinte:

“Nossos críticos querem que tenha um pouco de desemprego para poder melhorar a inflação. Eu não quero que tenha desemprego para melhorar a inflação. Eu quero melhorar a inflação com pleno emprego”.

Lula concedeu uma entrevista ao meio de comunicação, durante viagem a Milão, na Itália, onde fez uma palestra para o Conselho Administrativo da Pirelli na terça-feira (11).

O jornal brasileiro O Estado de S.Paulo repercutiu a entrevista do La Repubblica destacando no título "Criar emprego é mais importante que controlar inflação, diz Lula". Da mesma forma, a Folha de S.Paulo, publicou uma matéria intitulada "Emprego é mais importante que baixar a inflação, diz Lula".

Segundo o blog Tijolaço, o erro de tradução foi da Folha, que publicou: "Nossos críticos dizem que o melhor é reduzir a oferta de emprego para reduzir a inflação, mas para nós a defesa do emprego é mais importante que a inflação”. De acordo com o áudio disponiblizado no site do Instituto Lula, a real declaração do ex-presidente foi "Eu quero melhorar a inflação com pleno emprego”.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações do Instituto Lula