Oposição e dissidentes impõem derrota ao governo na Câmara

A divisão na base de sustentação do governo federal provocada por setores do PMDB gerou o primeiro resultado negativo em votação na Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira (11), quando por 267 votos a favor, 28 contrários e 15 abstenções, foi aprovada a criação de uma comissão externa para investigar denúncias de pagamento de propina a funcionários da Petrobras.

A decisão contou com o apoio de quatro partidos da base aliada: PMDB, PR, PTB e PSC. O deputado Sibá Machado (AC), que é vice-líder do PT, afirmou que tudo não passa de estratégia eleitoral da oposição, de olho na eleição de outubro. "A oposição escolheu pontos para sangrar até a eleição. A Petrobras cresce, aumenta investimentos, supera a expectativa de lucro e, ainda assim, a oposição vai dizer que ela não cresce", criticou.

O governo ainda tentou barrar a iniciativa da oposição por meio de um requerimento pela retirada da proposta, mas o plenário rejeitou o pedido.

Com a criação da comissão, deputados deverão viajar à Holanda para acompanhar a investigação de denúncias relacionadas a irregularidades na Petrobras.

Outro efeito negativo das dissenções na base do governo na Câmara foi a decisão da bancada do PMDB, também na terça-feira, de votar contra a aprovação do projeto de lei que cria o marco regulatório da internet.

Estes episódios fazem parte de uma realidade política complexa. A recomposição da unidade da base aliada exigirá um elevado grau de iniciativa política do governo e dos partidos que o apoiam, partindo dos pontos de convergência que tornaram vitoriosa a trajetória do governo da presidenta Dilma Rousseff.  

Com agências