PcdoB convida movimentos sociais pra elaborar Programa de Governo

 Dezenas de entidades sociais se reuniram na noite de ontem (11) na sede do PCdoB estadual para organizar a participação dos movimentos da sociedade na construção do Programa de Governo a ser apresentado a todos os maranhenses durante a disputa eleitoral de 2014.

 Com a pré-candidatura de Flávio Dino, o PCdoB articula intensa participação social na formulação de políticas públicas capazes de melhorar os índices apresentados pelo Maranhão nos rankings de desenvolvimento social aferidos anualmente.

A reunião foi marcada pela apresentação de uma proposta de discussão sistemática que abranja todas as cidades do Maranhão. Em São Luís, por exemplo, os movimentos sociais realizarão fóruns com os diversos segmentos da sociedade para apontar objetivos e soluções para cada eixo de desenvolvimento do estado.

Segundo o secretário estadual de Comunicação do PCdoB, Egberto Magno, o Programa de Governo que será apresentado pela totalidade de partidos que defendem o projeto de mudança na política maranhense deverá abranger cada vez mais movimentos da sociedade para que tenha sintonia com as prioridades apontadas pela sociedade.

“Entendemos que o Programa de Governo não é uma peça construída burocraticamente, em gabinetes. Por isso reunimos especialistas, movimentos sociais, partidos políticos, entidades, lideranças religiosas e de vários outros setores para uma construção conjunta e mobilizadora da sociedade,” afirmou durante o evento.

Para José Diniz, do Movimento Nacional por Moradia, a atenção à mobilização da sociedade e à atuação dos movimentos sociais reforçam o caráter inclusivo e participativo da construção do Programa de Governo composto pelo PCdoB e partidos de oposição ao atual modelo político no Maranhão. “É importante atingir a todos, ouvindo, incluindo e convidando cada um a fazer parte deste projeto,” disse.

Êxito a partir de movimentos sociais

Para o presidente estadual do PCdoB, Márcio Jerry, a participação efetiva dos movimentos sociais na formulação do Programa de Governo é uma constante na atuação do partido em toda a sua história.

A partir da discussão do cenário político do Maranhão e da participação do PCdoB para apresentar alternativas inovadoras em Políticas Públicas em todos os setores, Jerry conclamou os participantes para atuarem ativamente no processo de construção do Programa de Governo. “Os movimentos sociais e populares são indispensáveis para o êxito do projeto de mudança que o PCdoB defende para o Maranhão,” afirmou.

Participaram do evento representantes do movimento de moradia popular, dos trabalhadores rurais, de movimentos ligados à juventude, à mulher, aos movimentos religiosos e conselhos comunitários da capital.

Juntos, os participantes definiram um calendário de mobilização social na Região Metropolitana de São Luís que deve ter início em 28 de março com o primeiro seminário. O passo seguinte será a difusão de outros pequenos seminários que colherão contribuições e informações que serão debatidas e incluídas no Programa de Governo.