Chanceler do Equador critica declarações de Kerry sobre Venezuela

O chanceler do Equador, Ricardo Patiño, qualificou como "intervencionistas e totalmente equivocadas" as recentes declarações feitas pelo secretário de Estado norte-americano, John Kerry, sobre possíveis sanções à Venezuela. 

"É uma posição claramente intervencionista o que foi dito pelo senhor Kerry", declarou Patiño, ao comentar nesta quinta-feira (13) à noite, em entrevista com o canal público Equador TV, as ameaças feitas pelo secretário de Estado norte-americano contra o governo venezuelano.

De acordo com o chefe da diplomacia equatoriana, em lugar de ameaçar com sanções, os Estados Unidos deveria contribuir para a paz na Venezuela, onde a violência opositora já causou mais de 20 mortes nas últimas semanas.

"Essas declarações o que fazem é piorar as coisas nesse país, porque incentivam alguns grupos violentos", advertiu Patiño.

Leia também:
Max Altman: A realidade do cenário venezuelano
Reunião da Unasul debate situação da Venezuela
Unasul cria comissão para apoiar diálogos na Venezuela

Nesse sentido, contrapôs a posição ameaçante adotada por Washington à decisão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) de formar uma comissão com todos os chanceleres do bloco para buscar uma saída pacífica à crise venezuelana.

"O primeiro e principal objetivo que temos que buscar é que cesse a violência (na Venezuela)", assinalou Patiño, em alusão ao acordo atingido na quarta-feira passada em Santiago do Chile. Ele esclareceu que a tarefa da comissão será de acompanhamento, assessoria e ajuda ao governo venezuelano.

"O objetivo que temos todos é ir à Venezuela não para intervir no país, mas sim para acompanhar o governo", acrescentou Patiño, que disse que os chanceleres só aguardam a convocação da presidência pró tempore da Unasul, que está nas mãos do Suriname, para viajarem a Caracas.

Fonte: Prensa Latina