El Salvador celebra triunfo eleitoral com gigantesca manifestação

Centenas de milhares de salvadorenhos expressaram no último sábado (15) em uma gigantesca concentração seu apoio a Salvador Sánchez Cerén e Oscar Ortiz, a chapa da Frente Farabundo Martí para a Libertação Nacional (FMLN), ganhadora das eleições presidenciais.
Impressionante, extraordinária, massiva e histórica, foram alguns dos adjetivos usados por muitos para descrever a grande manifestação realizada na capital.

O povo, vestido de vermelho e com bandeiras vermelhas, tomou as ruas. Uma maré humana com roupas, bandeiras, pulseiras, e algum enfeite sempre com a cor da FMLN abarrotou as ruas da capital.

De todos os rincões do país chegaram até San Salvador para festejar o triunfo do partido de esquerda.

O futuro vice-presidente, Oscar Ortiz, também agradeceu à população pelo apoio em massa, e por dar nesta eleição à FMLN a votação mais alta na história política de El Salvador.

Ortiz, que destacou a capacidade e honestidade de Sánchez Cerén, recordou os heróis e heroínas que caíram ao longo das lutas do povo salvadorenho, de alguma maneira protagonistas das mudanças iniciadas em 2009 com o primeiro governo dessa força.

"Sem o sacrifício deles, não estaríamos aqui", enfatizou Ortiz entre prolongadas ovações e palavras de ordem.

"Ganhamos em 2 de fevereiro e ganhamos em 9 de março, com a Constituição na mão. Ganhamos com a Lei na mão. O novo presidente eleito sob o mandato constitucional chama-se Salvador Sánchez Cerén", disse entusiasmado.

Também, o futuro presidente reiterou que a FMLN é um partido que governará para todos os salvadorenhos, porque os militantes da Frente e o povo salvadorenho não guardam ódio em seu coração.

"Não mais ódio, não mais guerra, o país quer viver em paz", destacou em seu discurso interrompido várias vezes pelos aplausos e expressões de apoio.

"Aqui estão nossos braços, nossos corações, abertos às oposições de direita: Trabalharemos juntos por El Salvador!", reafirmou Sánchez Cerén, um dos líderes históricos da FMLN.

O novo vice-presidente felicitou todo o povo pelos resultados das recém concluídas eleições, que em sua opinião já são coisa do passado, e chamou todos a olharem o futuro e trabalharem unidos por um país melhor.

Bandeiras, cartazes, bonecos pendurados que representavam o candidato da Arena, Norman Quijano, e até um caixão para o partido perdedor marcaram esta festa de triunfo com o humor que os salvadorenhos não perdem nem nas piores circunstâncias.

Sánchez Cerén, o presidente eleito, apresentou no encerramento de seu discurso a equipe que trabalhará junto ao governo cessante na transição.

O presidente da Assembleia Legislativa, Sigfrido Reyes, as deputadas Lorena Peña e Norma Guevara, o legislador do parlamento Centro-americano, Luis Merino, o secretário-geral da FMLN, Medardo González, e Manuel Melgar, junto a ele e Oscar Ortiz trabalharão na transmissão de governo.

Sanches Cerén agradeceu ao presidente Mauricio Funes por abrir o caminho de mudanças que aprofundará.

Prensa Latina