Congresso destaca mulher na política nas comemorações do dia 8 

Em ano de eleições gerais, as comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, que o Congresso Nacional realiza tradicionalmente por meio de uma sessão solene será destinada, este ano, ao lançamento da campanha “Mais Mulher na Política”, promovida pelo Congresso em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A sessão solene acontece nesta quarta-feira (19), às 12 horas, no plenário do Senado.
 

Congresso destaca mulher na política nas comemorações do dia 8

E nesta terça-feira (18), também como parte das comemorações do Dia da Mulher, a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal lançam a plataforma "Mais Mulheres no Poder". O evento acontece às 16h30, no Hall da Taquigrafia da Câmara dos Deputados.

A campanha “Mais Mulher na Política”, que pretende estimular a participação feminina nos processos eleitorais, terá propaganda institucional em rádios e televisões em conformidade com a minirreforma eleitoral, que autoriza o TSE a promover campanha para “incentivar a igualdade de gênero e a participação feminina na política”.

Sob o slogan “Faça parte da política” e a hashtag “#vempraurna”, a campanha pretende estimular mulheres a buscar no espaço público meios para que as decisões sejam mais igualitárias e as tomadas de decisões não continuem predominantemente masculinas.

Fruto de uma emenda ao projeto da minirreforma aprovado no Congresso Nacional, em dezembro passado, a campanha ficará no ar até junho deste ano.

A autora da emenda, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembra a importância de o TSE estimular a população à igualdade de gênero na política e fiscalizar o cumprimento da lei de cotas pelos partidos.

"O TSE tem um papel importantíssimo na campanha de uma política igualitária. A lei de cotas precisa ser cumprida, mas não é só isso: a população deve estar atenta às práticas dos partidos em ampliar cada vez mais os segmentos da sociedade".

Mais Mulher no Poder

A publicação “Mais Mulher no Poder” quer aumentar a presença de mulheres nos espaços de poder e decisão. A ideia é apresentar princípios orientadores que poderão ser incorporados nas plataformas de candidatas e candidatos nas próximas eleições.

São abordados os seguintes temas: igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica; educação para igualdade e cidadania; saúde integral das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; fortalecimento e participação das mulheres nos espaços de poder e decisão.

A publicação também aborda os temas do desenvolvimento sustentável com igualdade econômica e social; direito a terra com igualdade para as mulheres do campo e da floresta; cultura, esporte, comunicação e mídia; e enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia.

O documento é fruto de uma parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), com o Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e a Bancada Feminina do Congresso Nacional.

Sub-representação feminina

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil ocupa hoje o 156º lugar em representação feminina no Parlamento, entre 188 países. Na comparação com 34 países das Américas, o Brasil ocupa a 30ª colocação.

Apesar de representarem 51,95% do eleitorado no país, o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10%, segundo o levantamento do IBGE. Dos 513 deputados federais, 45 mulheres foram eleitas nas últimas eleições gerais em 2010, o que representa 9% do total, conforme dados do TSE.

Da Redação em Brasília
Com agências