Venezuela é objetivo político-militar dos EUA, adverte economista

O economista venezuelano Carlos Lazo afirmou nesta terça-feira (18) que o país da Revolução Bolivariana é um objetivo político e militar para o império estadunidense por ter a maior reserva petroleira do planeta. "Está clara a aliança da burguesia com o império na atual conjuntura que vive o país, obstinada a chegar ao poder e derrubar o governo de Nicolás Maduro para mudar a Constituição", afirmou ele à emissora Venezuelana de Televisión.

Venezuela é objetivo político-militar dos EUA, adverte economista - Reprodução

Segundo Lazo, "ter em suas mãos a reserva petroleira é a única maneira para acumular ainda mais capital", referindo-se aos objetivos norte-americanos e continuou dizendo que, para isso, "pagam os estudantes". Ele destacou que o único objetivo dos EUA é "pôr as mãos" na reserva petroleira.

"A experiência demonstra que a burguesia no poder nunca fará nada pelo desenvolvimento integral do país. Jamais farão algo pelo avanço da indústria, da tecnologia", reforçou Lazo. O economista acredita que " a visão é a mesma de uma política neoclássica, a mesma de várias décadas atrás, com olhar de empresário e não de trabalhador".

Leia também:
Opositor venezuelano concede entrevista infudamentada à TV Globo

De acordo com o especialista, isto implica em "um atraso quanto à produtividade interna, pois toda a tecnologia é importada, fenômeno que faz com que todos os produtos sejam mais caros".

Para Lazo, "a política da Revolução Bolivariana é desenvolver o país de maneira integral, com políticas sociais e, simultaneamente, elevar a produtividade e a indústria nacional".

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina