Davi Ramos conquista redução da jornada para Enfermagem

Americana implanta a jornada de 30 horas para a Enfermagem

Davi Ramos

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Americana, Davi Ramos, que é membro do Comitê Central do PCdoB, conduziu uma negociação histórica com os demais secretários e o sindicato dos servidores, que culminou na redução da jornada da categoria de enfermagem para 30 horas semanais. A medida foi anunciada pelo prefeito Diego De Nadai no dia 12 de março.

Com isso, a cidade de Americana sai na frente e já implanta a jornada de 30 horas para a Enfermagem. As 30 horas são uma bandeira do Fórum Nacional de Enfermagem, que tem convocado mobilizações em todo o país, cobrando a aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta a jornada. Este projeto tramita há 13 anos na Câmara Federal. A Enfermagem constitui a maior força de trabalho na saúde. Totaliza cerca de 2 milhões de profissionais responsáveis pela assistência a saúde da população, estando 365 dias do ano, durante 24h ao lado do paciente.

“Eu sempre digo todos os anos que eu tenho duas datas de aniversário, uma foi quando eu nasci pelas mãos de um médico, e lá com certeza estava uma enfermeira ou um enfermeiro. A segunda foi quando eu tive que fazer uma cirurgia do coração. E naquele momento, além da Mão Divina, tinha outra Mão Divina, que são as mãos dos médicos e das enfermeiras. Então eu sei bem o que representa a redução da jornada”, ressalta Davi Ramos. “Não estamos trabalhando com produção. Quando um enfermeiro está ali, ele está mexendo com vidas, com pessoas, com seres humanos. E essa é a grande diferença. A redução de jornada é a humanização de uma das profissões que mais tem se dedicado às pessoas. Para o trabalhador, para o servidor público, tem que ter a questão salarial mas também a redução da jornada, para ter mais qualidade de vida, ter lazer, ter condições de conviver melhor com a família, enfim, ter condições de atender humanamente os pacientes que passam pelas suas mãos”, completa.
Para Davi Ramos, a iniciativa do município de Americana em reduzir imediatamente a jornada da Enfermagem é uma vitória dos trabalhadores do Brasil. Para ele, a partir do exemplo de Americana muitas cidades vão iniciar o mesmo trabalho para reduzir a jornada de trabalho da enfermagem.