Deputados irão a Brasília lutar por ferrovias gaúchas

Coordenador da Frente Parlamentar pelas Ferrovias, o deputado estadual Raul Carrion (PCdoB/RS) comandou reunião que definiu as próximas ações do grupo.

- Vinícius Moresco
A Frente Parlamentar pelas Ferrovias retomou os trabalhos nesta quarta-feira (19) em reunião de trabalho coordenada pelo deputado Raul Carrion (PCdoB/RS). Participaram da pauta sete parlamentares que definiram por acelerar as discussões em torno da Ferrovia Norte/Sul (FNS), do Tronco Sul e dos ramais desativados e outros que devem ser construídos.

 
Carrion ressaltou que solicitou agenda no Ministério dos Transportes e na Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra) para tratar a pauta das ferrovias. No encontro ficou estabelecido que o deputado Altemir Tortelli (PT/RS) providenciará reunião com a bancada gaúcha na capital federal para estimular as autoridades em torno dos projetos e estudos em andamento. A Frente também protocolou requerimento de audiência pública na Comissão de Economia e Desenvolvimento Sustentável (CEDS) da Assembleia Legislativa, que tem como objetivo realizar um grande debate sobre as ferrovias no Estado.

 

Os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da FNS, que ligará o Porto de Rio Grande ao restante do país está em fase final. O Tronco Sul – traçado previsto no Plano de Investimentos em Logística (PIL1), encontra-se em discussão junto a Empresa de Planejamento e Logística (EPL). "Essas ferrovias, os ramais que podem e devem ser reativados e outros novos ramais visam criar um sistema ferroviário para o RS. Dessa forma, diminuindo custos e aumentando a competitividade da economia gaúcha, por consequência gerando mais empregos e mais renda" concluiu o deputado Raul Carrion. 

Fonte: Assessoria de Imprensa Gabinete Raul Carrion